Chile

Nossa primeira viagem pela América do Sul foi para o Chile, duas semanas antes do terrível terremoto. Um lugar encantador, comparável sim à Europa. Fomos para Santiago por conta própria e nos hospedamos no Apart Hotel Cambiaso (recomendado e com excelente custo-benefício). Fomos utilizando pontos do TAM Fidelidade e conseguimos um excelente horário no voo de ida e um horário razoável na volta.

O período escolhido: Carnaval – 3 dias inteiros para aproveitar a capital chilena.

Estruturamos nosso passeio da seguinte forma:

sábado: passear pelo centro de Santiago, ir até o Cerro San Cristobal e shopping Parque Arauco.

Ao acordar, já nos deparamos com uma vista maravilhosa da janela do hotel: a Cordilheira dos Andes. Mesmo sendo verão, o tamanho da cadeia montanhosa impressiona ( imagine como deve ser coberta de neve!).

Vista da janela do hotel

Pegamos o mapa do metrô e fomos nos aventurar. O transporte de Santiago é muito bom e fácil de usar. Fomos para os principais pontos turísticos pela parte da manhã e camelamos um monte…. estava muito calor, uns 40 graus brincando. A comunicação aconteceu num portunhol muito safado e é claro, com mímica.. rsrrs.

Palácio das Armas

Como estava muito quente, demorou pra dar fome. Aproveitamos e subimos o funicular rumo ao Cerro San Cristobal, que, apesar da poluição, tem uma vista bem bonita de Santiago.

Poluição

Ficamos lá por um tempo, almoçamos na minha rede favorita de fastfood KFC e seguimos rumo às compras no shopping Parque Arauco.

O shopping é bem grande e os preços de roupas e tênis são bem melhores do que os do Brasil. Saímos de lá com sacolas cheias.

Como estávamos hospedados num apart hotel, passamos num supermercado e fizemos janta em casa. O que mais queríamos depois de tanta andança era descansar.

domingo: dia de visitar Vina de Mar e Valparaíso

Eis aqui uma caca de nossa viagem. Achamos que seria tranquilo ir até o terminal de ônibus e comprar uma passagem para Vina del Mar. O que não consideramos é que era domingo de sol e que o programa dos habitantes de Santiago era descer para a praia. Resultado: compramos um dos últimos bilhetes de ida disponíveis e não conseguimos comprar o de volta.

Chegamos em Vina del Mar sem saber se conseguiríamos voltar :-p. Ufa! No final das contas, conseguimos achar…

Achamos que iríamos para a praia com os mesmos 40 graus de Santiago. Só achamos… 😦 Chegamos lá e tava um frio horrososo… tive que entrar numa lojinha e comprar uma blusa. E pelo jeito, não era só eu que estava com frio….

Praia

Mas enfim, depois que achei uma blusa, aproveitamos ao máximo Vina del Mar e Valparaiso. Vina é mais moderno, com uma avenida de agito, cassinos… achei bem legal. Fizemos quase tudo à pé. Apenas pegamos um metrô para ir até Valparaíso.

Valparaiso é mais histórica e vive em função do porto. Achei a cidade meio sinistra.

-segunda-feira: passeio para Portillo

Para mim, não era suficiente ver os Andes. Eu queria “estar” nos Andes.. e foi assim que decidimos ir para Portillo – através da indicação de minha guru de viagens DriMiller.

Portillo é uma estação de ski que fica bem no meio da Cordilheira, próxima à divisa com a Argentina. Para fazer este passeio, contratamos uma empresa de turismo – Sousa’s Tour, que é de proprietários brasileiros. Eles passaram cedinho no hotel para nos pegar e seguimos rumo aos Andes.

Foi neste passeio que conheci a Cecilia, que me incentivou a iniciar o blog.. 🙂 pessoa super especial que estava com a família fazendo o passeio e contribuiu com várias fotos – ela é expert!!

O caminho até Portillo é meio longo, pois a estrada nos Andes é bem sinuosa… mas a paisagem é recompensadora.

Estrada pela cordilheira

Por fim, o trecho que teríamos que enfrentar até chegar lá, era esse…

E finalmente chegamos a um dos lugares mais lindos que já vi na vida: o lago de Portillo. Batemos fotos de todos os ângulos possíveis e imagináveis, mas mesmo assim parecia que não conseguiríamos registrar a beleza do lugar.

Só estávamos nós ali, no meio da Cordilheira…. uma sensação de paz e tranquilidade…. apreciando a beleza do local!

Ficamos mais um tempo ali e voltamos… Na estrada paramos no restaurante La Ruca, onde comi melhor carne de minha vida….. hummmmm. Foi lá também que tomei pela primeira vez a típica bebida pisco sour. Não gosto de bebidas alcoólicas, mas essa foi uma exceção.

Voltamos para o hotel e fomos até o Cerro Santa Lúcia e a feirinha de artesanato para comprar lembrancinhas. Na terça-feira, apenas passamos num outro shopping pela manhã pois eu queria comprar um tênis.

Compras finalizadas, seguimos de metrô ao aeroporto e a mamata estava no fim.

Guardamos do Chile excelentes lembranças e a esperança de que o Brasil se espelhe em seu vizinho para melhorar muitas coisas por aqui.

Guardo a imagem do lago de Portillo como uma das mais lindas que já vi, tanto que a escolhi como a imagem do blog. Enquanto o Ricardo Freire (meu ídolo) tem a bóia de Los Roques, eu tenho o lago de Portillo 🙂 🙂 🙂

Anúncios

31 Comentários

Arquivado em América do Sul, Chile

31 Respostas para “Chile

  1. Loedi

    Parabéns pelo blog amorzinho, dá uma saudade das nossas viagens quando leio os seus posts!

  2. Beli

    Olá, vi seu recadinho no VnV e te escrevo. Seu gosto é bem parecido com os meus. Pois bem, quero umas impressões suas. Pensei que em Portillo só existisse o Hotel Skiportillo, mas pelo que vi você almoçou em outro lugar. O que me chama a atenção é o lago, deve ser uma cor incrível, pois são de geleiras, correto?
    Estou na dúvida se além de Portillo vou também a Valle e etc, pois as estações não estão abertas, não seria perda de tempo?
    Em Viña Del Mar há algum mapa com indicações turísticas para fazer por conta própria? Já entendi que não devemos ir no fds.

    Grata
    Continue o blog, adorei a Grécia.

    • Olá, Cibeli! Realmente em Portillo só tem o hotel e é tudo muito caro por lá. Como fiz o passeio com uma agência, o local do almoço foi indicado por eles e o restaurante se localizava na metade do caminho de volta para Santiago. Como fui no verão, o que valeu a pena em Portillo foi ver o lago com uma cor de água indescritível e foi só por isso que fui até lá. Não fui a Valle porque não ia ter neve, li no site deles sobre as atividades de “verão” e achei que seria perda de tempo.
      Em relação à Viña, ao chegarmos na rodoviária procuramos uma dessas agências de passeios e descolamos um mapa com as principais atrações. Tem também um quiosque de informações turísticas que disponibiliza mapas.
      Viña não tem segredo, dá pra passear pelos principais pontos a pé. Para irmos à Valparaíso, pegamos o metrô, descemos na estação central e também fizemos tudo caminhando. Obrigada pelo comentário e se tiver mais alguma dúvida, estou à disposição.

  3. Monica

    Oi Thais! Descobri seu blog através do viaje na viagem.Estou indo para Santiago gostaria de saber o que você achou do serviço da Sousas Tour? Valeu a pena?

  4. Rafael Goroh

    ThIais !!! To adorando o blog …. essa parte principalmente ….. minha paixão é o Chile !!!

  5. LETICIA

    Passamos 1 findi em Santiago…. mt segura a cidade, metrô com excelencia… vale o passeio!

  6. Isabel Nascimento

    Eu e minha familia (2 adultos e 2 filhos um com18 e outrocom10 anos) estamos ponsando em visitar Santiago em abril, o que vc acha? Tem indicação de passeios, dá realmente para passear por conta própria,afinalacredito que seja mais em conta.
    Ouvir seus relatos me deu mais vontade de embarcar nessa.

    • Olá,Isabel! Abril é um mês ótimo para visitar Santiago por conta de melhores preços por ser baixa temporada.Como seus filhos são grandes, com certeza aproveitarão muito as atrações da cidade. Como vocês serão 4 pessoas, acredito que fazer por conta própria seja realmente mais barato e com certeza mais divertido! Espero que feche logo a viagem para começar a contar os dias para visitar uma das capitais mais lindas da América do Sul! Boa viagem!

  7. Luciana Nogueira

    Amo o Chile. Já fui 2 vezes e irie a terceira em agosto…kkk.
    Li tudo que postou sobre Foz. Seguirei tudo que vc indicou.kkk

  8. Fabi

    Oi, estou indo ao chile amanhã com meu esposo e acabei de descobrir seu blog, muito bom. Por coincidência vamos ficar hospedados no apart hotel cambiaso também. Gostaria de saber se o supermercado é bem perto dele? e vc sabe a hora que abre?

    Aguardo

  9. Ana

    Olá, quanto tempo + ou – de viagem SANTIGO/PORTILLO?
    A estrada é muito perigosa?

    Att.

  10. Gabriel Carvalho

    Olá Thaís, tudo bem?!
    Muito bacana o seu relato, obrigado por compartilhar com todos!
    Tenho algumas dúvidas, será que você poderia me esclarecer?
    Iremos em 8 pessoas (4 casais) agora em Janeiro de 2013. Pensamos em alugar 2 carros para fazer os passeios e tal, inclusive subir a Portillo para conhecer o lago INKA. Você acha que é tranquilo com relação a movimento de carros e caminhões?
    E lá no lago é realmente bacana!? Vale a pena subir tanto para ver o lago e a paisagem!?

    Com relação ao restaurante, você lembra o nome?! E existem mais opções de restaurante na descida?

    Desde já agradeço e aguardo seu retorno.
    Um abraço e muito obrigado.

    • Olá, Gabriel! Pelo que me lembro, não há muito trânsito na estrada. A única parte perigosa é quase chegando em Portillo, onde há aquelas curvas muito sinuosas. Nesse trecho só passa um carro de cada vez.Gostei tanto do lado, que é a foto dele que ilustra a página inicial do blog. Vale muito a pena! Além disso, estar no meio das cordilheiras é muito legal. Fui em fevereiro, e mesmo assim vi resquícios de neve no topo das montanhas, o que achei bem legal também. O restaurante se chama La Ruca – site http://www.laruca.cl – lá tem as indicações de como chegar. Não vi muitos restaurantes na estrada, mas também não estava procurando. Se quiser outras opções, acredito que na subida vocês já possam ir mapeando. Espero que aproveitem muito! Um abraço.

    • Luciana Nogueira

      Eu não me arriscaria em dirigir por lá não! São muitas curvas bem fechadas!!! A questão não é o trânsito…são as curvas mesmo!! Entre em contato com Pablo Araos, (http://pabloaraospasseiosnochile.blogspot.com.br/).é um ótimo guia lá!Ele pode te ajudar noque é melhor. Geralmente as pessoas vão de van. Aí dava para ser vcs tudo num carrro só! Bjs

  11. Jaqueline

    Oi Thais!!
    Estou indo pra Santiago semana q vem e estou planejando de ir tb com a sousa‘s tour para Portillo!
    A que horas vc chegou de volta em Santiago?? Estou perguntando isso pra +ou- programar algm saída depois em Santiago! 🙂
    Obrigada!

  12. Manoela

    Olá Thais!
    Parabéns! Seu blog é maravilhoso!
    Irei em agosto para Santiago, para 3 dias de passeio.
    Fiquei curiosa quanto ao seu passeio para Viña e Valparaiso, pois tb me interesso em fazer os passeios por conta própria.
    Vc poderia me dar mais detalhes, como por exemplo: a que horas saíram de Santiago e a que horas voltaram…?
    Preços dos passeios, ônibus, funicular….
    Outra pergunta: você não quis visitar nenhuma vinícola, visto que é um passeio meio “padrão”?
    Desculpa por tantas perguntas, mas quero pegar o maior numero de dicas possíveis e aproveitar muito minha viagem.

    Obrigada pela atenção em partilhar suas experiencias.

    Bjoks,

    Manoela

    • Olá Manoela! Obrigada pelo comentário! Fomos para Viña por volta de 10 da manhā e voltamos 18h. Foi tempo suficiente de conhecer os principais pontos. Nāo me lembro dos preços, mas fizemos tudo de metrô e foi bem tranquilo. Nunca tive vontade de conhecer vinícolas, por isso que nāo fomos. Tenha uma excelente viagem!Beijos

  13. Vanessa Santiago

    Também quero visitar Portilho mas estou indo agora no inverno, a comida lá é muito cara? E os ingressos para o centro de ski ?

    • Olá, Vanessa! Como fui no verão, a estação estava fechada e não sei te dizer. Mas, chuto que deva ser caro sim pois esses lugares turísticos geralmente cobram bem pelos serviços.

      • LUCIANA NOGUEIRA

        A comida é um pouco cara pq não tem muita opção de restaurante. Comi uma vez e Portilho e gostei muito. Mas comi também no restaurante do Hotel Valle Nevado. Adorei! Tem um prato kids que dá perfeitamente para 1 adulto comer e ainda tem sobremesa. kkkk. Tem um ótimo guia lá no Chile que indico sempre..Pablo Araos…procura no face ou no insta que vc acha o contato dele. Ele é simplesmente PERFEITO!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s