Atenas

Nosso voo partindo do Cairo rumo à Atenas atrasou mais que uma hora. Do Egito à Grécia foram 2 horas de voo, com direito à almoço grego no avião. Voamos com a Aegean – membro da Star Alliance e que com um pouco de paciência pontua no Fidelidade da TAM.

O aeroporto de Atenas é super moderno e muito bem sinalizado. Rapidamente achamos a estação de metrô que dali segue direto ao centro da cidade. Respirar ares europeus foi muito bom naquela altura da viagem. Compramos um passe de 2 dias para podermos usufruir de Atenas com maior economia possível.

Seguimos até a estação de nosso hotel, fizemos checkin e fomos dar uma volta em terras gregas. A Tati e o Luciano se separariam da gente neste momento da viagem, pois eles optaram por fazer cruzeiro nas ilhas gregas pois tinham menos tempo de férias que a gente. As nossas hospedagens também foram em locais diferentes.

Nosso hotel era um Novotel, numa ótima localização com tudo próximo. Hotel novinho, bem decorado, num padrão bem acima do que estamos acostumados, rsrs. Mas conseguimos uma super oferta na internet de 59 euros a diária e não pudemos deixar passar.

Descarregamos nossa bagagem, tomamos banho e fomos nos encontrar com a Tati e o Luciano para nosso último passeio juntos nessa viagem. Perguntamos no hotel qual a sugestão deles para um passeio à noite e a resposta foi única: Plaka.

Plaka é a região próxima à Acrópole famosa pelas ruas estreitas e becos cheios de charme. Pegamos o metrô em direção à Acrópole e lá fomos nós ver uma das principais atrações da cidade iluminada.

Era domingo e ao redor da acrópole estava cheio de gente caminhando, casais, crianças, um ambiente bem familiar. Mesmo já sendo noite, fazia muito calor. Felizmente, saímos de terras muçulmanas e por ali as vestimentas podiam ser compatíveis com o calor. Aliás, as gregas deixam as brasileiras no chinelo quando se trata de shorts e saias curtas….me senti em casa, rs ;).

Após tentarmos tirar várias fotos da Acrópole iluminada, seguimos o fluxo e fomos contornar a acrópole. No caminho, várias barraquinhas vendendo milho (como na Turquia), castanhas, doces, ambulantes e outras coisas. Só que por ali o preço era bem mais salgado… Sair das libras egípcias e passar para o euro é algo chocante!!!!! rsrsr. É você deixar de pagar R$0,50 numa garrafinha de água e passar a pagar R$2,50.

Caminhando por ali, não tem como não pensar no passado que parece estar tão presente com as ruínas, os monumentos….

A região de Plaka também é famosa por seus charmosos restaurantes. Cadeiras com almofadas coloridas, luz de velas, vasinhos de flores. Tudo no capricho para valorizar ainda mais o local. Andar por ali é começar a entender o modo de vida dos gregos….

Como estávamos na Grécia, queríamos provar o famoso churrasquinho grego e era atrás disso que estávamos para nosso jantar. No meu imaginário, seria como aqui no Brasil que você vê os tiozinhos vendendo na rua, em barraquinhas. Mas lá descobrimos que era diferente….

O nome deste prato na Grécia é Gyros. A carne pode der bovina, de porco ou de frango, você que escolhe. Além disso, vem acompanhada com salada e um molho de iogurte com pepino de-li-ci-o-so.

Depois de entrar em várias lojinhas, resolvemos parar para comer gyros num restaurante com um simpático proprietário, que fez de tudo para nos agradar. Este foi o primeiro e mais gostoso gyros que comemos em toda nossa passagem pela Grécia. E olha que comemos muitosssss.

Depois do jantar, andamos mais um pouco por Plaka e fomos para o hotel. Nos despedimos da Tati e do Luciano que foram grandes parceiros de viagem. Dissemos que ainda bem que estávamos em 4 pessoas para presenciar tanta história engraçada e fatos surreais que ocorreram na viagem pelos 3 continentes.

Segunda-feira:

Como era nosso primeiro dia solitos, resolvemos acordar na hora que desse, sem despertador, sem pressa…Nossos planos para a segunda-feira era fazer a maior quantidade de atrações possíveis, pois eu queria muito ir a um shopping no outro dia. Como comprar água em euro é bem mais caro, passamos num Carrefour próximo de nosso hotel para fazermos nosso estoque.

Metrô de Atenas

Começamos indo para a Acrópole, a principal atração da cidade. Compramos os ingressos e lá fomos nós subir o morro com aquele calorão…

A primeira atração é o teatro de Dionísio, palco das maiores peças teatrais da antiguidade.  Logo depois, chega-se num ponto que se tem a vista de grande parte de Atenas.

Tudo ali parece feito de mármore, inclusive o chão. Imponentes colunas formam o Templo de Atena Kike.

Nesse caminho para o Partenon, tudo impressiona. Porém, vê-lo de pertinho realmente é a cereja do bolo do passeio.

Ainda bem que para minimizar o calor, venta bastante lá em cima. Depois de tirar fotos com o Partenon de fundo, sentamos para descansar um pouco pois a subida é hard. Lá em cima existem bebedouros para abastecer as garrafinhas. Depois de contemplar a vista e a paisagem, descemos o monte para seguirmos para a Ágora, que fica do outro lado do parque.

Perto de lá tem um museu, que está incluso no ingresso com uma exposição de várias peças gregas.

Fomos até a Ágora, sentamos mais um pouquinho na sombra (o calor era de rachar), nos planejamos no mapa para pegarum ônibus e o metrô de superfície para irmos até o Templo de Zeus. Lá as ruínas não estão tão preservadas, porém é bacana ver o que restou e imaginar como era quando tudo estava em pé.

Aliás, tanto em Roma, quanto em Éfeso e agora em Atenas, uma coisa que senti falta foi de uma plaquinha com foto mostrando como eram as construções em seus tempos de auge. Às vezes me faltava imaginação para tanto.

Ágora

Resolvemos voltar para o centro de Atenas, atravessando um parque que estava bem ali na frente. Um atrativo para nossa caminhada eram as sombras das árvores do parque, que fica bem ali, no meio de Atenas.

O parque em si não é nada demais… valeu o passeio apenas para ficarmos um pouco na sombra.

De lá, seguimos rumo à praça Syntagma. no centro de Atenas e que tem como principal atração o parlamento grego que fica bem à sua frente. No parlamento é possível assitir a troca da guarda.

Já era hora do almoço e por ali mesmo  facilmente encontramos um Mc Donald’s para almoçar por 5 euros cada.. kkkk.

Nosso próximo paradeiro foi andar pelo calçadão e observar as vitrines, as promoções de verão, as placas em grego.

Até parece grego! rsrsr

No calçadão tomamos o melhor sorvete que já provei na vida – o Cornetto Soft de frutas vermelhas, hummmmm. É um Cornetto molinho, feito em máquina. Não sei se foi o calor que me fez achar o sorvete mais gostoso do que é.

Não compramos nada, apenas ficamos por ali vendo a vida passar… Andamos meio sem rumo e quando percebemos lá estávamos nós de volta à Plaka, só que desta vez de dia. Tanto de dia quanto de noite, é um lugar extremamente agradável. Depois de muito bater perna, voltamos para o hotel cansados principalmente por conta do calor. Fizemos todas as atrações que queríamos conhecer de Atenas em um dia. Desta forma, no outro dia íamos aproveitar para ir ao shopping e descansar…

Havia procurado na internet qual seria o maior shopping de Atenas e descobri o The Mall. Shoppings não são comuns na Europa, portanto fiquei muito feliz de ter descoberto este. Pela informação do site, era bem fácil chegar até lá de metrô. Anotamos em qual estação devíamos descer e lá fomos nós.

Mesmo estudando muito bem o mapa, pela primeira vez na viagem fizemos a caca de pegar o trem pro lado errado.. kkkkk e fomos para no meio do nada, numa estação deserta e que demorou alguns minutos pra gente encontrar uma viva alma, que falasse inglês e que nos ajudasse a entender para onde deveríamos ir….Os trens demoraram bastante e enquanto isso ficamos lá desolados com a topeirice.

Com toda essa trapalhada, conseguimos chegar no shopping quase na hora do almoço. Nosso primeiro passo foi achar a praça de alimentação para almoçarmos. Depois do pit stop, seguimos para explorar as lojas.

Compras nunca são a atração principal de nossas viagens, mas sempre que viajo penso em comprar por um simples motivo: as coisas são muito mais baratas no exterior! Principalmente quando você encontra promoções, que para os europeus é algo levado à sério e nem se compara com os preços de promoções praticados no Brasil. Tem gente que viaja para a Europa e diz que acha tudo muito caro. Eu já penso que a pessoa que não soube procurar, pois nas 2 vezes que fui, achei várias coisas muito mais baratas que no Brasil…..

E na Grécia não foi diferente…. entrei numa Zara e quase enlouqueci com os preços!!! O Loedi também achou um tênis por um preço camarada. Como é bom você pagar um preço justo! Como a gente não vê o tempo passar quando está no shopping, quando percebemos já era quase 4 horas da tarde. Com várias sacolas em mãos, voltamos para o hotel.

Como o caminho era longo, fui observando os prédios que beiravam a linha do metrô. A parte que mais gosto de apartamentos são as sacadas e ali na Grécia pude observar que os gregos também valorizam esta parte nas construções. Não consegui ver um apartamento sem sacada. A maioria deles tinha sacadas grandes, com cadeiras, mesinhas, flores… Uma parte perfeita da casa para aproveitar as altas temperaturas que fazem por ali.

Chegando ao hotel, percebemos que estávamos cansados de tanto bater perna e também por causa do calor. Sendo assim, decidimos passar aquele final de tarde usufruindo da piscina que ficava no terraço. Nada mal 😉

Também tínhamos que arrumar as malas pois no outro dia às 4 horas da manhã, teríamos que sair do hotel e nos dirigir ao aeroporto para pegarmos nosso voo rumo à Rodes – a primeira ilha grega de nosso roteiro.

Nosso passeio em terras gregas estava apenas começando…

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Atenas, Europa, Grécia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s