Peru – parte 1: primeiras impressões

Apesar deste ser o post sobre o Peru, não posso deixar de contar como tudo terminou na volta dos EUA, uma vez que emendamos uma viagem na outra.

Nosso voo de Miami atrasou 3 horas e meia (argh) e consequentemente perdemos nossa conexão em Curitiba e só fomos chegar aqui por volta das 13 horas. A Paula e o Fernando (minha irmã e meu cunhado) foram nos buscar no aeroporto e foi nosso último sufoco com as 5 malas e os 100 kg de bagagem…. Finalmente comemos comidinha da mamãe, que também estava nos esperando e já começamos a pensar na mala para o Peru….Olhamos a previsão do tempo e após um mês inteiro praticamente só no calor, chegava a hora de encararmos o frio do Peru.

Chegamos em Curitiba na quarta-feira e nosso voo para o Peru era na quinta às 06 da manhã (=acordar às 4 horas). Ok, ok, ser viciada em viagens tem seus sacrifícios, mas mesmo assim eu amoooo 🙂 🙂

Seguimos pela manhã pro aeroporto, e nosso voo para São Paulo saiu no horário, assim como o voo São Paulo – Lima. O fuso horário no Peru favorece a viagem, 2 horas a menos que no Brasil, e chegamos em Lima na hora no almoço.

Como tínhamos conexão para Cuzco, tivemos que pegar a bagagem e despachar novamente, além de termos que pegar nosso cartão de embarque da LAN. Como tínhamos apenas 1 hora de conexão, tudo foi bem corrido, mas deu certo.

Aproveitamos também nossa parada em Lima para usarmos nosso cartão de débito e sacarmos alguns soles (moeda do Peru). Temos a facilidade em nosso banco de sacarmos em moeda local sem pagar tarifa e sempre usamos esse método pois é bem mais vantajoso. Alternativas para quem não tem esse benefício: levar dólares e trocar por lá ou fazer um cartão pré-pago tipo Visa Travel Money.

Embarcamos rumo à Cuzco no voo da LAN (primeira vez que voei com a companhia e adorei) e em uma hora estávamos lá. Uma coisa emocionante é o pouso no meio da cordilheira…. fiquei bem apreensiva até o avião parar.

O aeroporto de Cuzco é bem pequeno e logo que você pega as malas já começa ser abordado pelos taxistas. Como o hotel em que íamos nos hospedar tinha nos enviado um e-mail oferecendo o táxi por 10 dólares, já tínhamos fechado e apenas fomos procurar a plaquinha com meu nome. Fica aqui a primeira dica: não feche táxi com os hotéis pois eles enfiam a faca. O trecho que nos cobraram 10 dólares na ida, saiu por 3 dólares na volta.

Chegar no Peru após quase um mês nos EUA é chocante. Sair de um lugar extremamente desenvolvido e desembarcar na pobreza peruana me fez pensar sobre como gosto de contrastes… Confesso que veio em minha memória um pouco do que pensei ao chegar no  Egito.

Estava no táxi o cara do hotel e o taxista. O espanhol deles é bem mais fácil de entender do que o do Chile e eles também arriscam várias palavras em português. Felizmente a comunicação não foi problema.

Outra coisa que chamou atenção ao chegarmos em Cuzco é a sua localização no meio das montanhas. Para qualquer lado que olhe elas estão lá, lindas… E a terceira coisa foi a semelhança de aparência das pessoas. É bem nítido que é peruano e quem é turista.

Levamos cerca de 20 minutos para chegarmos no hotel e quando chegamos me assustei, pois entramos num beco muito sinistro e lá era o hotel. Depois que percebi que aquele era o jeitão da cidade e não havia nada de perigoso por ali. O Inka Club Hostel é extremamente simples e não tem televisão no quarto (que pra mim não faz a menor falta), mas é limpo e tem um bom chuveiro. Duas coisas me incomodaram lá: eles terem enfiado a faca no táxi e terem esquecido de repor as toalhas no banheiro, nos deixando esperando 2 horas para providenciarem. De resto, ok.

Uma preocupação que eu tinha era em relação à altitude, uma vez que Cuzco se localiza a mais de 3000 metros. Num primeiro momento, não senti nada, mas foi só irmos dar umas voltas para conhecermos as redondezas para eu perceber que a respiração começa a ficar ofegante conforme você anda…. O que eles recomendam? Bala de coca, e foi bem isso que fomos procurar.

A  localização do hostel é excelente, a poucas quadras da Plaza de Armas, que é o centrão da parte turística. Andamos por lá e fomos atrás do supermercado. Compramos as balinhas, água e fomos jantar numa pizzaria por ali. Foi nossa primeira surpresa com os preços: super barato! Pizza e refrigerante para 3 pessoas saiu por 11 reais.

Outro item que nos chamou a atenção foi como os peruanos valorizam os turistas no atendimento. Eles realmente entendem que o turismo é o que mantém a cidade.

Andando pelas ruas de Cuzco, nos surpreendíamos com várias coisas neste primeiro final de tarde…. com as peruanas vestidas tipicamente e com seus bebês pendurados nas costas, com as criancinhas saindo da escola todas uniformizadas, os pequenos ônibus lotados de gente, a quantidade de gringos pela cidade, o vento gelado da noite…

Sinceramente não sei se é psicológico, mas as balinhas de coca aliviaram meu mal-estar e elas passaram a ser item obrigatório na mochila.

Após as primeiras andanças e impressões voltamos para o hotel pois o frio estava congelante e além disso tínhamos que dormir cedo pois nosso trem para Macchu Picchu partiria às 06 e 30 da manhã.

Mesmo muito cansada e com vontade de dormir muito, mal podia esperar pelo dia de finalmente conhecer Machu Picchu, o próximo destino a ter post aqui no blog!

Anúncios

3 Comentários

Arquivado em América do Sul, Peru

3 Respostas para “Peru – parte 1: primeiras impressões

  1. Dani

    Oi!!
    Estava na expectativa por este post…. adorei as dicas!!! Sempre clara e objetiva. Vc recomenda esste hostel então? Nào vejo pq gastar mto c hotel, sendo limpo e bem localizado… tá ótimo! Pretendo ir em nov. Agora aguardo o post sobre MP. Bjs!!!

  2. RITA FRANCO

    Com Admiração e respeito, vc tem bom gosto é clara e objetiva, nas informações, simplismente, d +, me senti em MP, parabens por suas dicas, sonhos a meus sonhos, irei me programar!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s