Por que tenho minha listinha de países?

Ando com a vida bem corrida com trabalho, aulas da pós-graduação, academia e meu tempo para o blog anda escasso. Em breve tudo se acalmará e voltarei a escrever com mais frequência, I promise 😉

Mesmo nesse agito, hoje, véspera de conhecer Montevidéu, me questionei o porquê de gostar de contar os países que já conheci, o porquê de ter na parede de minha casa um mapa mundi marcado com os lugares que já visitei (em breve coloco uma foto já atualizado com o Uruguai 🙂 ), o porquê de ter uma coleção de imãs de geladeira como lembranças das viagens….enfim , parei para pensar sobre isso.

Com essas ideias, comecei a lembrar que desde pequena eu sempre gostei de contar as coisas, pois era um jeito de saber o quanto eu tinha de brinquedos, Barbies, paquerinhas… e pensando mais um pouco, alguns fatos vieram à minha cabeça.

Voltei no passado e lembrei de tudo que já vivi nessa vida nesses meus 30 anos. Nunca fui de família rica, pelo contrário. O orçamento familiar sempre foi curto. Com muito esforço, sai de casa com 17 anos, fiz faculdade pública e sobrevivia um mês inteiro com muito pouco dinheiro. E como era boa essa época!

Não quero contar histórias tristes aqui, mas apenas dizer os meus pensamentos sobre minha mania de contar coisas, mais especificamente minhas viagens. Com certeza eles têm a ver com meu passado….

Cheguei a conclusão que gosto de contar pois para quem andou de avião pela primeira vez aos 22 anos, ter conhecido tantos lugares maravilhosos é uma conquista. Gosto também pois é um jeito de materializar o tanto de culturas que já pude conhecer. O tanto de gente diferente que já conheci. O quanto que eu e o Loedi ficamos mais unidos, pois cada aventura exige muita paciência do casal. Passar 30 dias grudados 24 horas revela se você realmente está com a pessoa certa.

Gosto de contar também para saber o quanto ainda falta para conhecer, o quanto ainda preciso aprender sobre o mundo, o quanto somos pequenos diante de tudo que tem disponível para visitarmos.

Costumo ouvir várias coisas sobre ser viciada em viagens, mas o que mais me incomoda são os comentários sobre o quanto gasto com isso. O que as pessoas não veem são as coisas que deixo de fazer para poder viajar…. enquanto alguns estão no shopping gastando, lá estou eu guardando mais de 10% do meu salário para viajar e  evitando o consumismo. Já diz a sabedoria popular: a vida é feita de escolhas!

E de acordo com minhas escolhas, prefiro guardar inesquecíveis lembranças dos cheiros que senti, das paisagens que pude ver, dos perrengues e barbadas, do que investir em bens que pouco duram. E é por isso que eu tenho minha listinha!

Acho mais interessante contar lembranças do que sapatos, contar histórias do que roupas de marca, contar fotos do que perfumes caros…Nenhuma imagem me fascina mais que um mapa mundi bem grandão, onde possa parar e olhar tudinho, de oceano a oceano, os 5 lindos continentes a serem visitados.

Se no mundo existem mais que 190 países, posso ficar tranquila pois ainda tenho muito tempo pela frente pois não cheguei nem nos 10% ainda, rsrsrs. Oceania ainda é um continente que não visitei. Na Ásia, só dei uma passada. Europa visitarei pela terceira vez no final do ano e Américas também está caminhando. Haja planejamento!

Mas é isso que me faz feliz. Sonhar, planejar e realizar para depois poder contar. E você? Também conta os países que já visitou?

 

Anúncios

10 Comentários

Arquivado em Blogagem

10 Respostas para “Por que tenho minha listinha de países?

  1. Bel

    Adoreiiiii…. Também me incomoda tais comentários, também faço a tal da economia (mas na viagem desconto, rs). Também lutei e ainda luto par conseguir as coisas na vida.
    Boa viagem, vai com Deus. Nunca agradaremos o mundo, o que importa é Deus e nunca trair suas convicções e sua integridade.
    Você vai amar o Uruguai, se ficar somente na capital evite comparar com as “irmãs” ricas, a beleza está na alegria daquele povo em nos receber, diga logo que é brasileira, vá ao Teatro Solis e coma um chivito por mim, rs. Faço o possível para ir à Punta del Leste (saiu reportagem essas semana no VnV). Vá bem cedinho para aproveitar e ver o entardecer em Casa Pueblo, é perfeito para vc ir com seu esposo (é um agradecimento a si mesmo, um dos mais lindos que já vi). Abs.

  2. Claaaro! E como vc, adoro olhar o mapa mundi e o Google Earth para ver meus próximos destinos rsrs. Bjs

  3. Livia

    Viaje mesmo!!! Isso não é gasto, é investimento! De que adianta viver e não ter o que contar, não fazer o que gosta? Enquanto suas contas estiverem pagas e seu futuro sendo construido, o que vc faz com seu dinheiro é problema seu né? Vai fundo! Adorei seu blog, vou acompanhar, adoro viajar tb.

  4. Wallace Silveira

    Esse post é uma pequena aula sobre o que os amantes das viagens sentem. Parabéns mais uma vez !!!! Acompanhei o post sobre Foz, q vou em janeiro e comecei a ler sobre mvd q irei novamente em abril, só que desta vez irei visitar Punta, já q na primeira vez resolvi ir pra Colônia e Buenos Aires, o que vale bastante a pena. Tenho este amor por viagens e gostei do aplicativo do Tripadvisor no facebook em que vc vai marcando no mapa os países e cidades visitadas, assim como as atrações turisticas, restaurantes e hoteis de cada lugar visitado. É assim que tenho contado…

    • Wallace, o bacana do blog para mim é descobrir a cada dia que mais e mais pessoas são apaixonadas por esta forma de conhecer o mundo que é viajar. Tenho também o aplicativo no facebook e o que acho mais legal é que lá tenho mais países, pois também conta o Brasil, rsrsrsr. Um outro site que gosto é o Clube da Viajologia, que conta os países e atrações que você já visitou e te dá um diploma… eu ainda estou no Ensino Médio. Aliás, você acabou de me dar uma ideia…. Esse será o assunto de meu próximo post! Obrigada e até mais 🙂

      • Wallace Silveira

        Que honra ter te inspirado para um novo post. Tenho certeza que será bem interessante. Vou entrar no Clube da viajologia para saber em que grau de “escolaridade” estou. Até…

  5. Flavia

    Amiga sabe que partilho de seus pensamentos, desse mundo nada se leva, então temos que aproveitar o máximo o que a vida oferece, e nada é mais gratificante e prazeroso que viajar!
    Por isso adoro o ditado ” O Mundo é um livro e aqueles que não viajam lêem apenas 1 página”
    Vamos continuar economizando para viajar muitooooo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s