Alemanha, Áustria, Hungria e República Tcheca – planejamento

Sabe aquelas pessoas que a gente convida sempre para algo e elas nunca aparecem? Pois bem, eu não sou uma delas… haha. Ainda mais se você morar fora do país e me convidar para te visitar. Se não quiser que eu apareça é melhor não dizer nada, pois eu sempre dou um jeitinho de ir. E foi com uma história dessas que começaram os planos para esta viagem.

A Sabrina, minha amiga que mora na Alemanha, me convidou para passar o Natal por lá e assim visitá-la pela terceira vez. Sem pensar duas vezes, topei! Falei com o Loedi, convidamos minha irmã e meu cunhado, vimos os preços das passagens e pronto! Decidido! E maluquinha por viagens que eu sou, logo olhei no mapa para ver os países que poderíamos incluir nesta semana na Europa, e claro que escolhi os lugares que ainda não conhecia. Sempre quis conhecer esses países do Leste Europeu, entretanto pensava duas vezes antes de investir férias neles.

Nessa pesquisa e em menos de uma semana o roteiro estava definido: Natal na Alemanha com a Sabrina,  1 dia em Viena na Áustria, 1 dia em Budapeste na Hungria e  2 dias em Praga na República Tcheca.

Roteiro pronto, só faltavam as partes mais importantes: pedir compensação de horas para meu ex-chefe, no meu ex-emprego e comprar as passagens.

Com a primeira parte resolvida, foi fácil efetivar a segunda. Dia 29/07 estávamos nós com as passagens em mãos. Quem acompanha minhas histórias sabe que depois disso mudei de emprego e precisei negociar pela segunda vez a semana, mas felizmente deu tudo certo 🙂

Mesmo sendo a terceira vez que vou para a Alemanha e para a Europa, não tem como não ficar empolgada com mais uma viagem ao velho continente. E mais feliz ainda pois será a primeira vez que irei no inverno, com possibilidade de ver neve no Natal assim como assistimos nos filmes. Outro fator bacana desta viagem é que será a primeira vez de minha irmã e de meu cunhado, que terão nesta primeira oportunidade a  chance de começar pelo lado menos famoso da Europa.

Vamos para a parte prática…

Deslocamentos:

Tivemos que analisar muito bem as rotas antes de decidirmos qual seria a ordem que seguiríamos para conciliar com nosso voo de volta para o Brasil. Como nem de Praga, nem de Budapeste e menos ainda Viena tinha voo direto para o Brasil, tivemos que pesquisar qual opção seria a mais barata e nos tomaria menos tempo.

Cota aqui, cota ali e felizmente achamos a melhor opção: voltar de Praga com conexão em Frankfurt.

Claro que para chegarmos à essa decisão tivemos que analisar também as possibilidades de deslocamento entre as cidades para que o trajeto ficasse viável.

Nessa busca, encontramos alguns sites interessantes de companhias de ônibus na Europa., sendo que o que mais gostamos foi o Eurolines.  Misturando ônibus e avião fechamos nossos deslocamentos da seguinte maneira.

–  Bonn (Colônia) para Viena  – voo Germanwings (atenção para as regras de bagagem)

–  Viena – Budapeste – ônibus.

–  Budapeste – Praga – voo TAP

–  Praga – Curitiba – Lufhtansa, com conexão em Frankfurt (pelo menos foi isso que compramos. No decorrer da história vocês verão o que aconteceu)

Primeira etapa concluída, partimos para a próxima: reserva de hotéis.

Hospedagem:

O motivo principal de nossa viagem e visitar a Sabrina e é claro que vamos passar o Natal na casa dela e lá ficaremos até segunda-feira. Ainda não sei se incluiremos Colônia no passeio pois é de lá que pegaremos o voo para Viena. Vamos decidir isso lá.

Em Viena, a melhor opção que encontramos no Booking foi o Meininger Downtown Sissi. Já em Budapeste, escolhemos o hotel  Bo 18. O susto veio quando fomos procurer hotel em Praga! Caramba! Muito mais caro que nas demais capitais. Tivemos que procurar muito para acharmos o hotel Gloria. Fazer o quê? Já diz a famosa frase que quem converte não se diverte e esse tem que ser o lema para essa viagem.

Para quem quiser mais detalhes, segue a planilha de custos. Atenção pois fiz em reais e como tudo já está prontinho desde julho, a antecedência pode ter nos propiciado gastar menos.

europa 2011

Passeios:

Essa será mais uma super viagem express, pois teremos poucos dias em cada lugar e pior, pouca luz do dia visto que no inverno europeu o sol se põe por volta de 16 horas. Desta maneira, teremos que sair do hotel bem cedo (e naquele frioooo..) para podermos aproveitar a luminosidade para tirar fotos.

Eu odeio frio, vocês já devem ter lido isso, e me dá muita preguiça de pensar na cena de acordar cedo com possível neve lá fora. Todavia, é algo que quero experimentar nem que seja para nunca mais querer repetir na vida.

Com estas circunstâncias, poderemos visitar os cartões postais apenas para fotografar. Só vamos poder entrar nas lojas após o sol se por, para não perdermos tempo de luminosidade. O difícil vai ser segurar a minha irmã, que recentemente descobriu que está grávida, para ela não entrar nas lojinhas e perder horas e horas. Já combinamos que compras só quando estiver “noite”.

Roupas de frio:

Que as nossas roupas de inverno não suportam o frio europeu muitos já sabem. Porém, mesmo sabendo disso nós estamos arriscando um pouco e indo apenas com algumas peças especiais até porque se for para comprarmos algo, é melhor que a gente compre por lá. E como ainda temos muitas roupas que compramos nos EUA, seria um exagero sairmos gastando com isso nesse momento.

Para pelo menos segurar o frio até chegarmos na casa da Sabrina, eu e o Loedi compramos 2 blusas de fleece, que é um tecido recomendado para baixas temperaturas. A Paula e o Fernando foram esquiar no Chile em julho e já têm alguns artefatos para o inverno. Vamos ver o que acontece…..

Expectativas e receios:

Estou muito empolgada com a viagem, entretanto estou com muito medo das nevascas na Europa que podem impactar em nossos planos, principalmente nos voos.

Imagina todas as expectativas irem por água abaixo por causa do clima? E bem na véspera de Natal…. Sai pra lá! Nem quero pensar nisso.

Algo que mexeu comigo esses dias foi uma foto que vi num aeroporto de uma propaganda do Diners Club e até parei para olhar. A foto era essa:

Meu primeiro pensamento foi: quero conhecer esse lugar! Procurei nos cantos no outdoor para ver se havia uma legenda e nada. Fiquei com isso na cabeça e ao chegar em casa fui pesquisar na Internet. Eu já desconfiava, mas com a pesquisa pude comprovar que aquela cidade era Praga.

Após essa constatação, minha maior expectativa ficou sendo por Praga, que além de tudo muitos a denominam como a “Paris do Leste”. Já pensou?

É claro que estou muito curiosa para conhecer os outros lugares, que pelas fotos são maravilhosos como toda a Europa que conheço até então.

Outra coisa que me deixa empolgada é o clima natalino que estará no ar, mesmo já tendo passado o dia. Ainda poderemos ver a iluminação, os enfeites, quem sabe alguns bonecos de neve….

Estou indo tendo em mente que poucas são nossas chances de ver o sol, o céu azul, o tempo bonito. Mas tenho mentalizado constantemente pelo menos um diazinho de sol para tirarmos umas fotos com mais colorido. Espero contar com a sorte!

Essa é a primeira vez em que vou emendar o Natal e Ano Novo e isso me deixa bastante feliz. Trabalhar nessa semana é preguiçoso demais. Pensar que estarei bem longe daqui me faz sorrir de ansiedade. Ahhhhh, que chegue logo! Nem estou ligando para o fato de que passaremos a noite de Ano Novo no avião, hahaha.

Quase na retal final da viagem, recebemos um e-mail a Lufthansa com alteração em nossos voos de volta e para nossa surpresa haviam nos colocado em voo separados. Após o susto, ligamos lá e felizmente conseguimos resolver. Ao invés de voltarmos por Frankfurt, voltaremos por Zurique.

Tenho acompanhado diariamente a temperatura na Europa e por enquanto nenhum sinal de neve. Ufa! Vamos ver o que acontece daqui para frente, quando ainda faltam 19 dias.

Alemanha, Áustria, Hungria e República Tcheca, os últimos destinos de 2011 e que completarão 21 países em minha listinha, iupi!!! Contagem regressiva 🙂 🙂

Anúncios

5 Comentários

Arquivado em Europa

5 Respostas para “Alemanha, Áustria, Hungria e República Tcheca – planejamento

  1. Roberta Cardinali

    Thais, estive em Praga agora em outubro. Estive viajando por 22 dias o que incluiu Dublin, Londres, Praga, Roma, Florença e Veneza. Ja havia ido em outra oportunidade para Paris, meu lugar preferido no mundo até então.
    Ao chegar em Praga simplismente me apaixonei e a coloquei no top list com Paris.
    Fantastica!! A cidade é linda, romantica com uma arquitetura fantastica, gastronomia maravilhosa e povo acolhedor.
    Estive por 2 dias tambem e achei que vale muito um tour pela cidade que inclui os principais pontos turisticos, passeio de barco e ida ao castelo. E com guia local que explicará as historias e mistissimos da cidade.
    Você pode comprar no proprio hotel e custou como 60 reais. No dia seguinte voltamos aos lugares que mais havíamos gostado. O museo do Relogio vale muito a pena tb!
    Na parte que eles chamam de cidade velha, antes do castelo tem uns restaurantes de comida theca que são sensacionais.
    E não se assuste, Praga perto de outras cidades da Europa é baraterrima. Pelo menos para comer e beber!!
    O unico porém foi sair com vontade de voltar muito em breve!
    Aproveite muito seus dias por lá … eu me apaixonei.

  2. Oi, Thais, td bem? Menina, pra mim o pior tá sendo achar hotel BBB em Viena. É tudo tão caro e nunca inclui café da manhã. O que você acha da região da Mariahilf Strabe, próximo da estação de trem. Achei um hostel bem econômico nesta área. Obrigada, bjs

    • Oie!! Dei uma olhada no mapa e achei a localização boa (puro achismo, rsrsrs) Dei uma olhada no Google Street View e achei bonito o lugar. E como é pertinho do centro e com trem na porta, acho que é uma boa opção. Pense numa Paris misturada com a Alemanha, assim é Viena…um sonho de lugar! Vai fundo nesse hostel e depois me conte. O que eu fiquei está caro? É muito bom e bem localizado…Bjs

      • Sim, o que você ficou tá bem carinho rsrsrs Sou muito pão – dura no quesito “hotel”e achei Viena o lugar mais caro de todos!!! Bem, reservei um nesta área. Depois te conto! Bjs e obrigada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s