Você conhece o Clube da Viajologia?

Um dia estava fuçando na internet para ver o que havia de teoria sobre viagens quando me deparei com essa palavra que eu não conhecia: viajologia. É claro que por dedução achei que se tratava de algo relacionado a viagens e cliquei para ver. Foi quando conheci o site de Haroldo Castro. um super blogueiro de viagens e que é o criador do clube.

A descrição que tem no site tem tudo a ver comigo e, creio eu, com todos os viciados em viajar. Olhem como ele descreve:

O Clube de Viajologia reconhece a viagem como uma experiência singular e enriquecedora porque, quando você viaja, você:

– Deixa de lado o quotidiano e vive uma outra realidade, pratica uma terapia saudável e divertida – caraca! E que terapia! Ainda não descobri nada nesse mundo que me faça desligar da minha vida “normal”, que me faça esquecer das coisas tristes e chatas.

Desenvolve uma melhor compreensão da diversidade e riqueza cultural do planeta – o lugar que você visitar sempre será melhor o pior do que sua realidade, e nunca igual. Isso te permite ter diferentes referências de mundo, e é ótimo!

Nós viajólogos reconhecemos esse vício sadio e delicioso como uma verdadeira escola dinâmica, onde o conhecimento é acumulado através do contato direto com outras culturas. Quanto mais e melhor viajarmos, mais profunda será nossa visão do mundo.

Lendo essa última frase,  penso em algo e compartilho com vocês. Pode soar até meio arrogante de minha parte, mas vou contar. Eu observo muito o comportamento humano não só por trabalhar e estudar isso, mas também porque gosto desse assunto. E é inevitável nessa vida você se deparar com pessoas de “cabeça pequena” que só reclamam, sentem inveja e nunca estão felizes. Cada vez que converso ou tenho contato com um tipinho destes, a minha vontade é de falar abertamente: por que você não viaja um pouco para sair de sua vidinha e conhecer o que é o mundo? Ampliar a visão de mundo para mim é o maior benefício de viajar.

E por considerar a arte de viajar uma escola, há no site dois testes muito bacanas para ver qual a sua “escolaridade” em relação à viajologia. Lá tem tudo bem explicadinho e para começar o teste é só realizar um simples cadastro. Existem dois tipos: Teste Brasil e o Teste Mundial.

Eu gosto tanto do teste, que a cada viagem que faço a primeira coisa que faço ao retornar é ir lá e fazer as inclusões necessárias. Acho muito bacana!

Tanto no Teste Brasil quanto no Teste Mundial ainda estou no Ensino Médio e não vejo a hora de ter um upgrade para o Ensino Superior, rs. Acho que no Mundial isso acontecerá antes, pois até o momento conheço mais países do que estados no Brasil 😦

O Haroldo fundador do site já visitou 162 países (uauuuu!) e está no nível Doutorado. Mas tem vários outros membros que já estão no Pós-Doutorado…. caraca!

É, ainda tenho muito que “estudar” para alcançar este nível, mas quer algo mais gostoso para fazer do que ter esse objetivo para cumprir?

E você, qual diploma tem em Viajologia?

 

Anúncios

8 Comentários

Arquivado em Blogagem

8 Respostas para “Você conhece o Clube da Viajologia?

  1. Juliana Bulgarelli

    Thaís, fiz o teste também… rs sou bacharel no teste do Brasil e ensino fundamental (:() no teste do mundo!!!!

  2. Wallace Silveira

    Thaís, quando vi o post, fui correndo fazer o teste e fui reconhecido como jardim de infância no mundo e ensino médio no Brasil. Espero que com minhas 3 viagens já programadas para 2012( Foz; MVD com Piriápolis e Punta e uma pacote passando por Curitiba, Blumenal ( oktoberfest ) e Serra Gaúcha eu possa subir de nível…rs

    Ps- O vc pensa sobre Piriápolis?

    • Rss…Vamos lá! Estou nessa também para subir de nível. Em relação a Piriápolis, eu nem sabia que existia antes de chegar em Montevidéu. Mas quando vi fotos e propagandas de agências de turismo, achei que deve ser um lugar interessante. Espero que você me conte como é após sua visita.Bom domingo!

  3. Olá, Thais, tudo bem? Estou participando de uma ‘blogagem coletiva’ e indiquei seu blog para participar também. Veja as regras e de onde partiu a brincadeira: http://www.aprendizdeviajante.com/index.php/2011/12/03/blogagem-coletiva-meus-7-links-o-post.Bjs

  4. Olá Thaís,

    No Brasil eu sou “Bacharel” e no mundo apenas “Ensino Fundamental”.

    Se Deus quiser eu ainda chego lá, rs.

    Um abraço,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s