Gramado e Canela num final de semana: sábado

Decidimos aproveitar um final de semana em julho de 2009 para conhecermos um pedacinho da Serra Gaúcha, mais especificamente as cidades de Gramado e Canela no Rio Grande do Sul. Convidamos nossos amigos Anne e Rodrigo para irem conosco. Nós compramos as passagens aéreas até Porto Alegre e eles escolheram um outro voo com milhas. Infelizmente o nosso voo decolou e o deles foi cancelado por causa da chuva. Que azar!

Até recebermos a notícia, ficamos aguardando no carro que havíamos alugado. Por volta de 1 da manhã eles nos informaram e lá fomos nós, sozinhos, pegar a estrada rumo à Gramado. Felizmente a estrada é muito bem sinalizada, com vários radares que te dão total segurança. Eu odeio viajar de carro, ainda mais à noite. Porém, pela qualidade da estrada nem fiquei com receio.

Chegamos à Gramado com muiiita neblina por volta de 3 da manhã e ainda tínhamos um trechinho até Canela, onde havíamos reservado a pousada Veredas, melhor opção de preço que encontramos. As diferenças de preço de hospedagem entre Gramado e Canela são grandes, ainda mais no inverno que é o auge do turismo por lá. Como estaríamos de carro, foi mais econômico nos hospedarmos por lá.

Estava bem frio e como estávamos cansados, mal deixamos as coisas no quarto e já dormimos para podermos aproveitar ao máximo nosso final de semana. No sábado, após tomarmos café da manhã e nos agasalharmos muito bem pois além de frio estava chovendo, fomos para o Mundo a Vapor, um lugar que achei muito legal!

O Mundo a Vapor reproduz vários tipos de maquetes com coisas movidas a vapor. A que mais achei interessante foi a fábrica de papel. Tudo com muito profissionalismo! Dá gosto de visitar um lugar assim aqui no Brasil.

Ali na mesma estrada, fomos visitar a fábrica da Caracol e ver como são produzidos os deliciosos chocolates de Gramado.

Após estas paradas, finalmente chegamos ao centrinho de Gramado e estávamos a cada minuto mais impressionados com a excelente estrutura da cidade. Se até então achava exagero dizer que essa região de assemelhava à Europa, a partir dos primeiros instantes pude constatar que realmente parece que você está em outro continente, tanto pela arquitetura quanto pela simpatia das pessoas. Um lugar mágico! Mesmo com frio abaixo de 10 graus, estávamos adorando.

O centrinho estava cheio de turistas que assim como nós estavam aproveitando o final de semana gelado. As opções gastronômicas estão em todas as esquinas e vão desde o tradicional churrasco até ao sofisticado fondue. Uma tentação atrás da outra! Nós resolvemos só beliscar algo, pois tudo é bemmm caro por lá. Tiramos foto em frente ao Teatro do Sol, que é o palco do famoso Festival de Cinema de Gramado, e continuamos nosso passeio.

Para a tarde, programamos nossa ida ao parque Lago Negro, que estava mais lindo ainda coberto com muita névoa em plena tarde. Para espantar o frio, que parecia piorar a cada instante, tomamos deliciosos vinhos quentes por lá. Hummmm!

De lá, voltamos para o centro e encontramos uma feira de eventos super legal, com barraquinhas de comidas, artesanato, música e muitos aquecedores.

Saímos de lá e fomos visitar uma vinícola Jolimont e de lá, seguimos ao Alpen Park, onde queríamos andar de trenó, que é caro, mas achei bem legal! Pena que não conseguimos tirar foto.

Lá mesmo no Alpen Park, fomos comer pinhão e tomar mais vinho quente na barraquinha de quitutes. Já estava anoitecendo e o frio cada vez mais intenso.

E já que a hora do jantar se aproximava, nada melhor do que provarmos o delicioso rodízio de fondue da Serra Gaúcha. Vou ficar devendo aqui o nome do restaurante que escolhemos, que era o mais barato e ficava na estrada Gramado – Canela. Enquanto no centro era algo em torno de 40 reais por pessoa, nesse lugar era 20 reais. Uma delícia! Fomos os primeiros a chegar e fomos super bem atendidos. Várias opções salgadas e doces que deu pra gente se acabar de comer naquele friozinho.

O sábado foi cheio de atividades e maravilhoso! Nunca pensei que Gramado e Canela fosse tão lindo assim. Nessas alturas, a combinação barriga cheia e frio de rachar foi perfeita para voltarmos para a pousada e dormirmos bem quentinhos e acordar cedo no outro dia para aproveitarmos o domingão também.  Mas o domingo fica pro próximo post 😉