Maceió 2012: parte 3 – Foz do Rio São Francisco

Visitar a Foz do rio São Francisco foi outro passeio que ficou de fora em nossa primeira visita à Maceió. Felizmente chegou o dia de visitar e, melhor, após termos visitado outro ponto famoso do Velho Chico: os Cânions de Xingó.

O embarque para o passeio fica em uma cidade chamada Piaçabuçu, localizada à 130km de Maceió.  Saímos da capital por volta das 10 da manhã, sempre seguindo as placas na estrada. A melhor opção é ir pela AL 101, uma rodovia tranquila e sem veículos pesados. Como brinde, na estrada, algumas vistas maravilhosas do litoral. Seguindo para o litoral sul e seguindo direitinho as placas, não tem erro. Nós demos umas bobeadas ao ler as placas, mas no final deu tudo certo 🙂

Ao chegar na cidadezinha, nem sabíamos que rumo tomar. Mas nem precisou! Logo na entrada encontramos a empresa Farol da Foz e lá mesmo que descemos para obter informações.

Logo no primeiro contato, já ficamos impressionados com o atendimento do Sr Robério! Um senhor atencioso e totalmente focado no cliente. Ele realmente segue aquelas regrinhas de atendimento ao cliente e marketing que aprendemos em cursos por aí. O preço do passeio é R$35,00 por pessoa e tem a duração de 3 horas e meia. Eles nos ofereceram também um isopor em consignação para levarmos nossas bebidas.

Além da excelente infraestrutura e profissionalismo, fiquei surpreendida ao ouvir o Sr Robério nos dizer: passem aqui na volta para me dar um feedback! Mais um item que contribui para minha esperança de turismo profissional no nosso lindo país! Farol do Foz é altamente recomendada por mim.

Seguimos até o porto de Piaçabuçu para embarcarmos rumo à Foz… tudo muito bonitinho por lá.

Embarcados, começamos a contemplar a beleza do rio São Francisco, que sempre me impressiona. Fomos conversando com os demais passageiros e aproveitando a paisagem para tirarmos fotos.

As únicas dunas do estado de Alagoas ficam localizadas na Foz do São Francisco e ao avistá-las percebemos que estávamos chegando ao nosso destino.

A combinação das dunas com o verde do rio e o azul do céu é linda! Os coqueiros espalhados completam a paisagem do local.

O barco encostou por lá e o comandante avisou que tínhamos 2 horas para aproveitar o local antes da partida. O sol e o calor eram intensos, mas mesmo assim fomos caminhar pelas dunas antes de curtir o rio.

Após tirarmos fotos por lá, nos sentamos à beira do rio e lá ficamos…. eu achei a água gelada e não encarei, mas o Loedi nadou. Tínhamos levado uns petiscos para “almoçarmos” e até uma sobremesa: o famoso bolo de rolo, que é típico do nordeste e eu ainda não tinha provado. Hummm, uma delícia!

As duas horas passaram rapidamente, e assim embarcamos de volta à Piaçabuçu. Como o retorno é contrário à correnteza, a viagem demora mais.

Desembarcamos no porto, pegamos o carro e seguimos rumo à Maceió. Estávamos planejando parar em alguma praia na volta, mas não sabíamos qual dentre tantas que existem no caminho.

Entramos em algumas, mas gostamos mesmo de Jequiá da Praia, que é onde se localiza um complexo chamado “Dunas de Marapé” e que fica à 55 km de Maceió. Achei o lugar lindíssimo, mas nem pudemos aproveitar pois o dia já estava escurecendo (não se esqueça de que lá 5 horas já é quase noite). Apenas algumas fotinhos para registrar a passagem e vontade de voltar lá numa próxima vez.

Quase chegando à Maceió, paramos nas barraquinhas das cocadeiras para experimentarmos os variados sabores de cocada: jaca, amendoim, goiaba, maracujá, leite condensado, e muitos outros…

Depois de mais um dia muito gostoso nas Alagoas, fomos para o hotel, jantamos e ficamos conversando sobre as belezas que vimos no passeio do dia. Pensamos que a Foz do Rio São Francisco é um passeio muito legal a ser feito caso esteja em Maceió, e o bate-volta de carro é extremamente viável e fácil. Mais um roteiro para sua listinha 😉