Planejamento financeiro para viajar: como eu faço?

Esses dias a Aninha, leitora aqui do Próximos Destinos, me perguntou como me organizo financeiramente para as viagens e essa questão me deu a ideia de escrever sobre isso.

Realmente para quem não é rica, como eu 😦 , o planejamento das finanças é fundamental para que você consiga realizar seus desejos “viajísticos”.

Antes de escrever qualquer coisa, deixo claro que não sou nenhuma especialista em finanças. Só vou compartilhar com vocês o jeitinho Thaís Zundt de conseguir viajar várias vezes ao ano, todo ano. E apesar de não ser um Mauro Halfeld, existem algumas premissas básicas de gestão financeira pessoal que eu levo à risca, como a famosa dica de não gastar mais do que se ganha.De acordo com meu perfil, jamais me endividaria para ficar viajando, pois sou extremamente controlada e evitaria essa dor de cabeça.

Vou contar algumas de minhas maneiras de se planejar antes e durante a viagem.

ANTES:

Como já escrevi em outros posts, eu só consigo viajar porque abro mão de muitos bens materiais como sapatos, roupas, maquiagem, perfumes, cremes, restaurantes e etc. Foi uma escolha que fiz na minha vida e que apesar de às vezes ser algo “dolorido”, depois a viagem acaba compensando qualquer sacrífico. Poucas são as recaídas que tenho. E isso vale para meu marido também. Acredito que quando o casal tem os mesmos propósitos, os planos ficam mais fáceis.

Como tenho como meta gastar pouco, tenho também minha poupança obrigatória e mensal para viagens, na qual deposito todo mês R$500,00 e esse dinheiro é sa-gra-do! Fica lá na poupança e mexo nele só para esse fim. Todo e qualquer dinheiro extra que recebo vai para essa poupança também.

A única parte da viagem que eu parcelo é a passagem aérea, quando possível. Como não tem juros em até 6 vezes em algumas companhias, vejo que é uma outra forma de organizar as finanças. Geralmente não uso o dinheiro da poupança pra isso. Deixo no cartão de crédito como se fosse um despesa qualquer.

O pagamento das reservas de hotéis geralmente são feitos no check-out, portanto esse valor deve estar contemplado na poupança.

No meu planejamento finaceiro da viagem contemplo tudo, desde comida até compras pois meu lema é voltar sem dívida nenhuma. Antes de pensar no destino, pesquiso preços de passagens, hotéis, comida, transporte e vejo quanto mais ou menos vai custar a viagem e assim planejo quanto tempo tenho para juntar o dinheiro para todos os custos da viagem. Penso assim pois quando volto, já quero planejar as próximas e isso vai precisar mais dinheiro. Portanto, viagem feita é viagem paga!

DURANTE:

Tenho a facilidade de ter conta em um banco que permite saques no exterior sem cobrança de tarifa, com o valor comercial da moeda. Sendo assim, levo apenas um pouco de dinheiro em espécie, para evitar o pagamento da taxa de câmbio. Uso meu cartão de débito para saques e também para compras.

Quando eu não tinha essa facilidade, fazia o VTM (Visa Travel Money) que é uma maneira de você ir poupando e evita você levar grandes quantias em espécie. Não gosto de levar muito dinheiro comigo por questões de segurança.

Após o novo IOF do cartão de crédito e as constantes variações cambiais, passei a evitar este tipo de pagamento.

Além disso, durante a viagem o Loedi vai anotando TO-DOS nossos gastos em um papel. Dessa forma, vamos sabendo dia-a-dia o quanto ainda temos de grana.

FUNCIONA?

Haha… em todas as vezes que viajei, o planejamento deu certo e consegui voltar com as contas todas pagas, EXCETO na viagem aos Estados Unidos que me empolguei nas compras e voltei com o orçamento estourado. Até porque emendamos a ida ao Peru e o dinheiro não foi suficiente. Mas, logo em seguida montei um super plano de ação para recuperar e logo voltei à normalidade financeira para viagens.

Sem planejamento financeiro, acho que nunca teria conseguido viajar. Para mim, planejar e poupar é fundamental.

É fácil? Não, não é! Mas acho que vale muuuuuuito a pena! E você? Que formas de planejamento financeiro você usa pra poder viajar?

Anúncios

8 Comentários

Arquivado em Blogagem

8 Respostas para “Planejamento financeiro para viajar: como eu faço?

  1. Danielle

    Adorei, pena que não consigo me controlar com promoções, hahaha. Aliás, não me controlava, porque realmente vale a pena economizar nesses supérfluos pra conhecer lugares. Isso sim vai durar pra sempre, diferente dos sapatos, bolsas, roupas e afins… “Foco, a gente se vê por aqui”, kkkkk…

    Beijos e parabéns pelo auto-controle!!!

  2. Marcela

    Sou muito parecida com você!
    Eu e meu marido nos planejamos bem antes de fazer uma viagem, a grana na poupança a ser depositada é sagrada!! E eu não consigo nem pensar em pagar uma viagem a prestações… Eu gosto de voltar sem nenhuma dívida pra pagar, zerada!!! Pronta pra, no mês seguinte, continuar a poupança pra próxima viagem!!

  3. Aninha Cavalcante

    Obrigado pelo Post… AMEI !!! é EXATAMENTE como eu penso… temos que abrir mão de muitas coisas e ter um controle grande dos gastos. Só assim conseguimos realizar nossos sonhos.

  4. Simone

    Também tenho facilidade pra guardar uma graninha 😉
    Vou pra os EUA mes que vem e gostaria de saber qual é esse banco que te cobra assim, porque o Itau cobra muito perto do turismo E as vezes lança no crédito. Você poderia me dizer pra eu correr atrás???
    Obrigada, tem um ótimo blog!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s