Lisboa: Castelo de São Jorge

Já saímos do Brasil com toda nossa programação de passeio pronta e nosso primeiro local a ser visitado era o Castelo de São Jorge, um dos cartões-postais de Lisboa.

Assim que largamos as malas no apartamento já saímos. Descemos a rua do hotel rumo à Praça Figueira e de lá pegamos um bondinho para subirmos até o Castelo. O passe somente de ida custou 2,85 euros. Andar no bondinho foi uma experiência interessante, pois parecia que tínhamos voltado no tempo.

Nesses primeiros momentos, pudemos perceber que Portugal é bem diferente dos demais países que conhecemos da Europa. Os prédios não são tão conservados, as ruas são bem estreitas e com casas bem antigas cheias de roupas penduradas para fora. Me fez lembrar os centros históricos das capitais nordestinas e por aí começamos a entender um pouquinho de nossas origens.

Como estava uma chuva fraquinha, tivemos que cuidar para não escorregarmos nas lisas ruas e calçadas de pedras. Descemos no ponto do Castelo e logo achamos o caminho.

Pagamos os 7 euros de entrada e entramos. Logo após a entrega do bilhete, você já chega em um mirante com uma vista de toda a cidade. Já é o primeiro ponto para parar e tirar muitas e muitas fotos.

De lá seguimos para ver as demais muralhas e torres e a cada subida, uma surpresa. Os comentários sobre a imensidão do castelo e como tudo aquilo foi construído um dia fazem parte da visita.

Ficamos por lá umas 2 horas, o que foi suficiente para cansarmos as pernas com tanto sobe e desce. Além disso, este primeiro passeio nos deu já um gostinho de Portugal.

DSC00477DSC00478DSC00524DSC00531DSC00539

Mesmo cansados pela viagem, resolvemos voltar à pé, mas não sem antes pararmos numa lanchonete para provarmos a mais famosa iguaria portuguesa: os pastéis de nata (aqui conhecidos como pastéis de Belém). Eu adoro os vendidos pelo Habib’s e desde que confirmamos nossa vinda para Portugal experimentar os originais era algo mandatório. Prometi pra mim mesma que comeria pelo menos um por dia em nossa estada em terras lusitanas ( e eu cumpri 🙂 )

Paramos numa lanchonete, pegamos os 4 últimos pastéis e tchan, tchan,tchan, tchan…. o “humm..” foi em coro. Que delícia! Comemos, bebemos algo e seguimos com energias recarregadas rumo ao nosso apartamento.

Como para baixo todo santo ajuda, e com certeza você usará bastante esta frase estando em Lisboa, fomos curtindo as ruelas até chegarmos ao nosso destino.

Passamos num mercadinho, compramos macarrão e jantamos no apartamento mesmo. Para o primeiro dia, as atividades foram intensas.