Barcelona: parte 3

Em nosso segundo dia em Barcelona, começamos nosso passeio pela Praça Espanha e seguimos a avenida apreciando a paisagem até o Palau Nacional, que atualmente sedia o Museu Nacional de Arte Catalunha, que você achará nos mapas da cidade como MNAC. A construção fica na montanha de Montjuic.

O caminho entre as 2 torres e o MNAC é muito bonito.  Ao avistar o museu pela primeira vez fiquei curiosa para saber se ao chegar pertinho ele seria tão lindo quanto parecia na composição daquele cenário.

E a cada passo que dávamos, mais impressionante se tornava a construção.

Ao subir os primeiros degraus em direção ao MNAC , você consegue fotografar a avenida e as duas torres ao fundo. Também é hora de observar os belos jardins que estão pelo caminho.

DSC07936DSC07937DSC07941

Para continuar a subida você escolhe: escadas ou escadas rolantes. Por incrível que pareça, nós escolhemos as escadas normais para podermos ver com mais calma todos os detalhes do local.

DSC07949DSC07958DSC07957

Após muitos e muitos degraus, finalmente chegávamos ao topo e assim podíamos ver todo o caminho que percorremos.

DSC07963 DSC07964

E lá estava ele, o MNAC: imponente, lindo e maior do que nossas lentes podiam capturar.

DSC07965 DSC07970

De lá, continuamos nossa agradável caminhada pelo parque de Montjuic seguindo as orientações dos diversos mapas por ali instalados.

Queríamos chegar ao recinto que foi utilizado nas Olimpíadas de Barcelona e após 10 minutos de caminhada encontramos a Torre Calatrava, um dos ícones da construção olímpica.

O “uau” foi unânime ao entrarmos na Vila Olímpica. Além da torre, o local conta com um magnífico paisagismo e mal podíamos acreditar que já se passaram 20 anos das Olimpíadas de 1992.  Difícil acreditar , também,  que mesmo após todo esse tempo o local ainda pareça novinho em folha.

DSC07980 DSC07986 DSC01809 DSC08000

Para continuarmos nossa rota , fomos esperar o ônibus para seguirmos ao Castelo de Montjuic.

Para evitar a decepção, é bom saber que em seus últimos anos de funcionamento, o Castelo foi usado como prisão e é isso que você irá encontrar por lá. Um lugar com mais cara de fortaleza do que de casa de rei ou rainha. De qualquer maneira, vale a pena a visita.

DSC08005 DSC08010 DSC08018

Procure todos os cantos com mirantes, para que você possa ter a melhor vista panorâmica de Barcelona.

DSC08022DSC08022 DSC08023 DSC08038 DSC08039

Para voltar à cidade, você terá duas opções partindo do castelo: o teleférico ou o ônibus. A primeira opção não está inclusa no passe diário e nós desistimos dela por isso. Quem estiver disposto a pagar 8 euros, ganhará como brinde a bela vista que a atração deve proporcionar.

Pra quem optar pelo busão, como nós, a dica é descer no ponto do Funicular de Montjuic, que é integrado com o passe diário e te leva muito mais rápido para a estação de metrô.

DSC08043 DSC08045

Após a peregrinada por Montjuic, seguimos para outra rua famosíssima de Barcelona: Paseig de Gracia. Uma rua cheia de lojas de grife e com bela arquitetura, uma delícia de lugar!

DSC08046 DSC08048

Fomos para lá porque estávamos em busca de mais duas famosas obras de Gaudí. A Casa Batló e a Casa Milá, também conhecida como La Pedrera. Tínhamos a intenção de conhecer as obras por dentro, mas os preços absurdamente caros nos fizeram desistir da ideia. Admiro muito o senhor Gaudí, mas pagar 18 euros em média para conhecer cada uma de suas obras estava fora de nosso orçamento. Tivemos que nos contentar em vê-las apenas por fora.

Começamos pela Casa Batló: colorida, curva, completamente maluca!

DSC08052 DSC08058

Um pouco mais à frente estava a Pedrera, com menos cores mas como muito mais curvas.

DSC08065 DSC08069

Almoçamos num Burger King por ali e voltamos a caminhar pela Rambla. Desta vez, queríamos observar com mais calma todo aquela galeria de arte a céu aberto.

DSC08081 DSC08083 DSC08085 DSC08114 DSC08117

Em toda a Rambla, existem plaquinhas indicando a direção e a distância de vários pontos turísticos. Seguindo uma delas, chegamos à Plaza Reial que abriga vários restaurantes e hoteis. Além das belas palmeiras, conta com luminárias desenhadas por Gaudí.

DSC08105 DSC08108 DSC08109

Dali seguimos para o bairro Gótico, uma região do Centro Histórico que além de contar com obras neste estilo de arte, destaca-se por ter ruelas muito muito estreitas.

DSC08120 DSC08126

Ter senso de localização por ali é difícil, mas nem se preocupe com isso. Perca-se! E quando menos esperar, estará em alguma praça ou igreja que com certeza constará em seu mapa 🙂

DSC08123 DSC08125

Já era fim de tarde e como já estava ficando difícil tirar fotos, fomos para o shopping Glories, visto que minha mãe queria ir na loja da Disney.

O lugar fica localizado bem à frente de outro famoso prédio de Barcelona, a Torre Agbar que se destaca por conta de seu design moderno.

O shopping tem um tamanho bom e conta com lojas como C&A e H&M, além de ter um Carrefour enorme. Tem também uma agradável praça de alimentação.

DSC08132 DSC08135

Fizemos umas comprinhas na C&A e no mercado, mas nossa passagem por lá não levou muitas horas. Quando estávamos indo embora, uma baita surpresa! A Torre Agbar estava toda iluminada, apresentando um maravilhoso show de luzes em comemoração ao Natal. Ficamos boquiabertos observando o espetáculo.

DSC08138 DSC08140

Na ativa desde às 9 da manhã, eu, minha mãe e minha sogra ainda tivemos pique para ir ver a Sagrada Família iluminada. O Loedi entregou os bets e voltou para o hotel.

Nossa esticadinha valeu a pena, pois à noite pudermos fotografar detalhes que não tínhamos percebido na igreja em nossa visita diurna.

DSC08143 DSC08145 DSC08156 DSC08158

E como brinde, pudemos ver uma lua linda brilhando no céu da Catalunha. Perdeu, Loedi 🙂

DSC08164 DSC08162

Voltamos caminhando para o hotel e assim encerramos nosso expediente de mais de 12 horas por Barcelona.

Se o primeiro dia já tinha sido brilhante, o segundo nos fez ter certeza de que termos reservado 3 dias para a cidade foi um grande acerto em nosso planejamento. Apesar de que nessas alturas eu já poderia dizer que gostaria de passar muito mais tempo por lá 😉