Madri: parte 1

Se sobre Barcelona foi difícil encontrar informações e dicas, achar relatos sobre Madri foi bem mais fácil. O que era unânime em blogs e roteiros, era dizer que a capital espanhola precisa ser vivida para ser entendida, que não é uma cidade de cartões postais para tirar fotografias em frente e que era bem diferente da capital da Catalunha. Em minhas pesquisas, descobri também que a cidade ou é amada ou odiada, não existe um meio termo de opiniões.

Com tudo isso em mente, lá fomos nós curtir nosso primeiro dia em Madri. Resolvemos começar pela dica mais falada de todos os internautas: comer churros com chocolate quente na Chocolateria San Gines.

Para podermos sentar e comer com calma, tivemos que aguardar uns 40 minutos na fila (dizem que sempre é cheio). Enquanto esperávamos, ficamos olhando a galeria de fotos mostrando todos os famosos que já estiveram lá. Quando nos sentamos, a expectativa era grande para experimentarmos o tão falado prato. E eis que chegam os churros com chocolate quente.

Realmente o churros é delicioso, bem crocante e sequinho. Porém não gostei muito do chocolate quente, achei bem sem graça. Preferiria mil vezes que tivesse ali na canequinha doce de leite, para que eu pudesse comer churros do jeito que comemos aqui no Brasil. Mesmo não gostando da combinação, a experiência valeu a pena pois não poderia ir a Madri e não provar tal iguaria.

De lá, fomos para a praça Puerta del Sol. Mesmo sendo domingo de manhã, o local estava cheio de gente. Por ali, muitos ambulantes e várias pessoas vestidas de personagens para ganhar uns trocos com fotos. Veja quem você encontra lá atrás, rsrsrs.

A estação do metrô Sol é uma das mais movimentadas de Madri e com certeza você irá passar por ela várias vezes. Nas redondezas da praça, várias lojas de departamentos, de souvenirs e lanchonetes. O prédio que se destaca é a Casa de Correios Real.

Ali também você irá encontrar a estátua símbolo de Madri: o urso e o medronheiro. A árvore simboliza a aristocracia e o urso representa o solo fértil de Madri. Deste ponto são medidas todas as rodovias da Espanha. O local é disputadíssimo para fotos, mas vale a pena esperar 🙂

Após todos conseguirmos um clique com o urso, seguimos caminhando pela Calle de Alcalá e observando as lindíssimas construções.

DSC08303 DSC08305 DSC08308

Um prédio que chamou bastante a atenção foi o Banco da Espanha, que conta com uma estação do metrô bem na frente.

DSC08313 DSC08314 DSC08316

Caminhamos mais um pouquinho e encontramos a atração que estávamos procurando: o Palácio de Comunicações, que é um dos prédios mais bonitos da capital espanhola.

Após algumas fotos, pegamos o metrô e fomos para a Plaza Espanha. Quando chegamos, já achamos muito bonito o local e logo acionamos as câmeras.

DSC08328 DSC08331

Nessas primeiras horas em Madri, pudemos perceber a grande quantidade de fontes que existe na cidade. Pena que por ali havia lixo estragando a paisagem.

Caso você acesse a praça pelo ângulo que chegamos, não esqueça de olhar para trás pra ver o contraste com esse bonito prédio.

Observar a paisagem outonal de Madri na Praça Espanha foi um colírio para nossos olhos.

DSC08336 DSC08344

Mesmo estando no início do passeio por Madri, o cansaço começou a apertar. Após mais de 10 dias num ritmo frenético, nossos corpos já pediam socorro. Paramos um pouco para descansar, mas não desistimos. Dali a poucos minutos, já estávamos caminhando rumo ao Templo de Debod, que fica localizado num bonito parque.

DSC08349 DSC08351

Em 1968, o templo egípcio de Debod foi doado a Espanha pelo Estado egípcio em agradecimento pela ajuda prestada ao salvamento dos templos de Abu Simbel e hoje é uma das principais atrações de Madri.

DSC08353 DSC08355

Na parte interna do local, é possível conhecer um pouco mais sobre o templo original e também se impressionar com os hieróglifos ali expostos. Melhor de tudo? Entrada grátis!

DSC08358 DSC08359 DSC08363

Com o mapa em mãos, resolvemos seguir caminhando para o Palácio Real de Madri. A primeira parte que avistamos foi o jardim. Dali se tem a vista da lateral do Palácio.

Alguns passos a mais de caminhada e encontramos outra face da construção, que é uma das mais famosas de Madri. Comecei a reparar que a maioria das matérias de TV que passam sobre a capital espanhola tem o Palácio como cenário.

Nessa região encontramos muitos artistas de rua atraídos pela grande quantidade de turistas que circula por ali.

A entrada no Palácio é paga e nós nos contentamos em tirar fotos do lado de fora do portão.

DSC08405 DSC08407

Bem na frente do portão do Palácio fica a Catedral de Almudena, que também é uma atração paga e que se destaca por ter sido construída no estilo neoclássico no exterior, neogótico no interior e neorromântico na cripta.

Já estávamos com fome e resolvemos voltar para a região da Puerta del Sol para comermos algo. Fomos andando e observando os variados estilos arquitetônicos de Madri.

Achamos uma pizzaria por ali e foi o que almoçamos. Em seguida, fomos visitar o Mercado de San Miguel que estava superlotado na hora do almoço. Um lugar com várias petisquerias e restaurantes. Pelo que notamos, é point dos locais aos domingos.

DSC08422 DSC08423 DSC08425

Após umas voltas por ali, seguimos para a Plaza Mayor, outro ícone de Madri. Lá estava acontecendo uma feira de natal, mas não do jeito que gostamos. Era uma exposição de artesanato e porcarias tipo Paraguai.

DSC08427 DSC08433

Nessas alturas do dia, já não tínhamos mais pernas. Como era domingo, ainda queríamos aproveitar para irmos ao Museu do Prado, pois após às 17 horas a entrada era grátis. Sendo assim, fomos para a estação do metrô e tomamos o rumo do museu. No caminho, paramos para tomar um café e descansar um pouco até dar o horário.

Fomos caminhando bem devagar pela avenida e observando a área próxima ao famoso museu.

Por volta de 16 e 30 chegamos na entrada do Museu do Prado e já havia uma fila por lá. Com o passar do tempo, aumentou bastante até chegar a hora da abertura para entrada gratuita.

DSC08443 DSC08444 DSC08447

O Museu do Prado é um dos mais famosos do mundo, mas eu na minha ignorância nunca tinha ouvido falar. É enorme e possui vários andares. Juntando todo o cansaço que sentia, mais a minha falta de empolgação com museus, não aproveitei a visita. Fomos apenas ver as obras mais famosas (mas que mesmo assim não conhecia nenhuma, haha) e logo fomos embora.

A noite já estava chegando e o domingão rendeu boas pernadas. Voltamos para o hotel dispostos a realmente descansar. Decidimos que em nosso segundo dia em Madri acordaríamos tarde, bem tarde….