Madri: parte 2

Conforme havíamos programado, acordamos bem tarde na nossa última segunda-feira de férias. Ainda bem, pois a temperatura estava a cada dia mais baixa.

Começamos o passeio pela Porta de Alcalá, um monumento construído originalmente em 1778 para representar a porta da cidade.

Bem a frente, localiza-se o Parque del Retiro que tem várias atrações além das lindas árvores e jardins.

DSC08454 DSC08456

A primeira grande atração é o lago, com o monumento a Alfonso XII ao fundo.

DSC08469 DSC08473

Um pouco mais a frente, localiza-se o Palácio de Velazquez.

O passeio pelo parque é muito agradável. É um lugar para se passar horas e horas, observando os locais praticando atividades física, os diferentes tipos de plantas e aves.

DSC08475 DSC08485

Outro prédio famoso do parque é o Palácio de Cristal, que além da construção tem como atrativo as belas árvores em conjunto com um pequeno lago.

DSC08490 DSC08491

Estava sentindo falta da vegetação amarela de outono, mas logo as primeiras árvores com esse tom apareceram.

DSC08507 DSC08510

O parque é enorme e acho que levaríamos um dia inteiro para conhecê-lo por completo. Nos contentamos com as principais atrações e fomos procurar uma saída dentre várias possíveis. Passamos por mais alguns lugares interessantes antes de deixarmos o recinto.

Apesar de termos desembarcado na estação Atocha em nossa chegada à Madri, não tivemos a chance de conhecê-la por completo. Dessa forma, decidimos ir até lá para ver mais um pouquinho do local.

Recentemente reformada, a fachada é bonita e destaca-se pelo tamanho que ocupa.

No seu interior, encontramos vários restaurantes, um bonito jardim e ainda uma feirinha de artesanato. Se não te contarem, você não imagina estar num lugar em que passam mais de 40 milhões de passageiros por ano.

DSC08522 DSC08523

Passamos pouco tempo por ali e fomos caminhando pela Paseo del Prado até chegarmos ao museu novamente para tirarmos fotos de outros ângulos.

DSC08527 DSC08534

Aproveitamos, também para fotografarmos a simpática Igreja dos Jerônimos.

DSC08531 DSC08535 DSC08538

Continuamos pela Paseo del Prado, observando todos seus lindos entornos com suas fontes, prédios, jardins…

DSC08541DSC08555 DSC08556 DSC08561

Em Madri também encontramos um monumento à Cristóvão Colombo, mas bem mais simples do que o de Barcelona.

Bem à frente da estátua situa-se uma praça em homenagem ao Descobrimento da América, conhecida como Jardins do Descobrimento.

DSC08568 DSC08569 DSC08570

Minha mãe ainda estava querendo voltar à uma loja da Disney e a que encontramos mais próxima de Madri ficava num shopping chamado de Gran Manzana, localizado numa cidadezinha vizinha. É óbvio que fomos até lá e perdemos a viagem novamente. Shopping pequeno e longe, que não vale a visita.

Voltamos de lá, passamos no Carrefour para comprarmos nosso jantar e chegava a hora de arrumarmos as malas para partirmos no outro dia rumo ao Brasil.

Fizemos o check-out no hotel pela manhã, deixamos as malas lá e fomos curtir nossas últimas horas de férias.

Começamos nosso passeio pela Plaza de Toros de Madri. Ficamos curiosos para conhecer o interior da arena e pagamos os 9 euros de entrada.

DSC08572 DSC08576

Você pode escolher o idioma de sua visita guiada: inglês ou espanhol. Como nossas mães não falam inglês, optamos pela língua hispânica mesmo sem entendermos muito bem, hehe.

O guia explicou vários detalhes sobre como ocorrem as touradas e suas principais tradições. Uma frase que nos marcou foi que quem não conhece a história da Espanha, não consegue entender as touradas. Portanto, antes de eu fazer qualquer julgamento sobre o sacrifício dos animais, engoli seco e assumi que não entendo bulhufas da história do país. Encarei o passeio como um enriquecimento cultural e aprovei para fotografar o interior da Plaza de Toros, que nesse período estava em reformas.

DSC08583 DSC08584 DSC08586 DSC08587

O discurso do guia era bastante bairrista, supervalorizando as touradas espanholas e menosprezando as mexicanas. Explicou que as touradas são eventos prestigiadíssimos e que na arena existem desde lugares com ingressos populares até o recinto reservado para a família real espanhola.

DSC08588 DSC08589

Pelas explicações que recebemos, saí da visita com vontade de assistir uma tourada pois percebi o quanto de história e tradição elas realmente carregam.

No final da visitação há um museu que expõe trajes de toureiros e várias homenagens aos mais famosos que já passaram pela Plaza de Toros. No interior do museu não são permitidas fotografias.

De lá, seguimos para a Puerta del Sol novamente onde nossas mães queriam se acabar de comprar os últimos souvenirs da viagem.

Nesse dia, estava muito muito frio! Com as compras feitas, saímos caminhando sem rumo observando os inúmeros detalhes charmosos de Madri que poderíamos registrar. Como exemplo, as lindas plaquinhas com os nomes de ruas da cidade.

DSC08594 DSC08598

Para espantar o frio, paramos para tomar um chá numa cafeteria antes de seguirmos caminhando.

Aquecidos, pudemos registrar mais alguns lindos prédios madrilenhos enquanto seguíamos para a estação do metrô.

DSC08606 DSC08607 DSC08608 DSC08610

Como tudo que é bom dura pouco, lá estávamos nós na estação Sol pegando o metrô rumo ao hotel.

DSC08611 DSC08612

Com as malas em mãos, seguimos de metrô para o aeroporto de Barajas onde pegamos nosso voo para o Brasil.

No caminho para o aeroporto fiquei pensando sobre o que achei de Madri e se minha percepção batia com o que havia lido anteriormente sobre a cidade, que precisava ser vivida e não fotografada. Mesmo não tendo “vivido” a cidade eu gostei sim e além de tudo achei vários lugares para tirar fotos. Outra dúvida que prometi responder foi aquela que deu polêmica em meu facebook, se preferiria Barcelona ou Madri. Quem acompanha o blog já deve ter percebido qual gostei mais e se chutou Barcelona acertou! Mas nada que desmereça a capital espanhola.

Apenas gostaria de sugerir aos viajantes que incluirão as duas cidades no roteiro que deixe Barcelona depois de Madri, para que não se delicie com a sobremesa antes do prato principal, como nós fizemos 🙂 Na dúvida sobre incluir uma ou outra no roteiro, coloque Barcelona e deixe Madri para uma próxima.

Chegava ao fim mais uma aventura, com duas companheiras inéditas em viagens longas e que apesar de todo o estresse que tivemos com elas valeu muito a pena.

Lisboa, Sintra, Luxemburgo, Segunda vez em Paris, Barcelona e Madri foram destinos inesquecíveis, o frio não estava tão intenso e não pegamos dias chuvosos. Deu tudo certo (como sempre) e isso é fruto do planejamento árduo que sempre fazemos antes de viajar.

Agora só nos resta esperar as nossas próximas férias. Ansiosamente 😉

Obs: Com quase 2 meses de atraso, termino aqui a série de posts destes destinos. Ufa!