Fatos, mitos e verdades sobre a China: 10 itens que observei por lá

Antes de ir pra China, li muitas coisas horripilantes na internet e no post de planejamento até citei que poderia desistir caso não tivesse comprado as passagens ainda. Agora que já passei por lá, vou dizer o que foi mito e o que foi verdade para mim. É claro que não estou duvidando de ninguém que contou os causos, mas quero dizer que não é em 100% das vezes que acontece o que dizem. Lembro também que só fui pra Pequim e Xangai, e tudo que relatar aqui aconteceu por lá, certo? Também deixo claro que amei a China, que me senti no primeiro mundo por lá e que o povo chinês è encantador. Ok? Vamos aos fatos!

Fato número 1: os chineses furam fila. Verdade, mas com ressalvas. Realmente eles entram em sua frente sem o menor pudor, porém não fomos empurrados nenhuma vez como acontece frequentemente no Brasil. Tudo na China tem muita gente, mas em momento algum nos sentimos massacrados pela multidão. Digo pra vocês que no Brasil a situação é bem pior!

DSC00897 DSC00898

Fato número 2: os chineses comem cachorro. Não vimos! Achamos de tudo um pouco na China, desde tartarugas e sapos vivos no supermercado até barata frita na feira de snacks, mas cachorro não vimos em lugar nenhum. Ate perguntamos para o Michael, nosso guia da muralha, e ele disse que isso só é comum no interior.

DSC00109 DSC00112 DSC01458 DSC01459

Fato número 3: os chineses catarram na rua. Vimos de montão! Realmente eles mandam ver. Num primeiro momento, isso causa espanto. Mas como é você que está visitando a terra deles, cabe a adaptação, rsrs.

Fato número 4: os chineses fumam demais. Desde os primeiros passos notamos isso. Poucos são os locais livres do cheiro de cigarro.

Fato número 5: os chineses arrotam e soltam pum em qualquer lugar. Vimos alguns arrotos, mas não sentimos nenhum cheirinho estranho não. No Brasil eu sinto mais do que vi na China, haha.

Fato número 6: os chineses irão pedir para tirar foto com você. Verdade verdadeira! Fomos assediados várias vezes para tirar fotos com eles. Divirta-se e sinta-se um pop star por alguns instantes.

DSC00533 DSC00670

Fato número 7: os chineses não falam nada de inglês. Em Pequim, isso é fato! Até no hotel notávamos sofrimento da moça da recepção para conseguir nos falar o essencial no checkin. Já em Xangai todas as pessoas com quem tivemos contato falavam pelo menos o básico. Mas a maioria das placas tem tradução para o inglês, o que facilita um monte.

DSC00483 DSC00485

Fato número 8: tome cuidado com o golpe da casa de chá. Verdade! Em Xangai fomos abordados por duas duplas todas simpáticas querendo conversar e nos ajudar com fotos. O discurso foi igualzinho: Where are you from? Are you here on holidays? E blablablá até aparecer o convite pra tomar chá. Como já estávamos espertos, despistamos rapidamente os espertinhos. Fique atento com excesso de simpatia!

Fato número 9: os táxis em Pequim não pegam ocidentais na rua. Verdade! A única santa alma que parou pra gente foi um taxista quando estávamos perdidos em nossa chegada. Tentamos inúmeras vezes parar um táxi na rua, mas só recebemos não como resposta. Se quer pegar táxi peça para a recepção de seu hotel.

Fato número 10: a comida chinesa daqui é bem diferente da de lá. Verdade! Quem chega na China morrendo de vontade de provar um yakissoba original já deve se preparar para se frustrar (ou se surpreender!). A comida chinesa que temos no Brasil tem vários toques de ocidentalização, portanto esteja aberto para provar a verdadeira comida chinesa.

DSC00391

Resumindo, achei muito exageradas as histórias que contam sobre a China. É claro que só é pego desprevenido quem não está preparado. É fato também que não dá pra ir à China e achar que será fácil como Orlando. O importante é você ter tudo planejado, ter cara de pau pra se virar com mímica e ser feliz num dos países mais surpreendentes do mundo.

A China foi uma das maiores surpresas viajísticas que já vivi e agora tenho a resposta perfeita para aqueles que indignados me perguntavam antes da viagem o que eu ia fazer na China: fui viver experiências fantásticas que só essa parte da Ásia proporciona 🙂

Anúncios

8 Comentários

Arquivado em Ásia, China

8 Respostas para “Fatos, mitos e verdades sobre a China: 10 itens que observei por lá

  1. Jussara

    Nossa, Thaís, achei que passou rápido. Não sabia que já fazia 22 dias que vocês tinham ido. Que bom que deu tudo certo! Eu vou viajar pra China apenas aqui pelos seus relatos, rs, pois não é um lugar que me atrai.

    Quanto aos mitos, eu não sabia disso de quererem tirar foto. Qual a razão? Eles nos acham diferentes?
    Sobre escarrarem no chão: têm fama de porcos mesmo quando moram fora. Tinha uma amiga que morava em Paris, no bairro chinês. Ela detestava o local, achava fedido, barulhento. E realmente era; o cheiro da comida dos restaurantes era bem forte e invadia as calçadas. O que não quer dizer que todos sejam assim, enfim…
    Eu não gosto de comida chinesa, nem da que é feita aqui, rs; acho que passaria aperto por lá. ;D
    Você chegou a comer alguma coisa diferente/exótica?
    Vou acompanhar os posts.
    Bjs.

  2. O post ficou otimo! Acho que vou dar um copy and paste pro meu blog pra me poupar trabalho rsrs bjs

  3. Walter Junior

    Adorei o Post!
    muitas curiosidades que tinha voçe escreveu!
    E gostei do lance deles tirarem fotos com os estrangeiros!
    Quero ir pra la e ser um Pop star por um dia!!rsrsr

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s