Kuala Lumpur: Malásia

A nossa primeira surpresa em relação à Malásia foi ao chegarmos ao moderno aeroporto internacional da cidade. Outra boa primeira impressão foi sabermos que mesmo o aeroporto se localizando a 50km da cidade, isso não tem o menor problema pois há um trem que em 28 minutos te deixa no centro de Kuala Lumpur, com conexão com outros vários meios de transporte (sonho de consumo para o Brasil!!!). Fiz questão de cronometrar e deu certinho: em menos de meia hora estávamos lá na estação central, de onde pegaríamos o monorail até nosso hotel. Estávamos meio perdidos, mas um simpático senhor indiano no ajudou a achar a estação correta. Achamos nosso hotel (mais um muquifinho, rs) e logo fomos dormir pois teríamos a missão de desbravar a capital malaia no próximo dia.

Kuala Lumpur tem uma boa rede de transporte público e isso facilita bastante a locomoção por lá. Com um bom mapa em mãos, resolvemos começar nosso passeio pelo Central Market e suas redondezas.

DSC03412 DSC03413

Ao chegarmos na estação mais próxima, avistamos uma bonita mesquita e passamos por lá para tirar uma foto.

DSC03419 DSC03421 DSC03422

De lá, caminhamos mais um pouco e logo achamos uma feirinha bem na frente do Central Market. O local se chama Kasturi Walk e caminhar ali é bem agradável. Por lá vimos de tudo: comidas com todos os cheiros e aparências possíveis, souvenirs do mundo todo e claro, a fruta mais fedida do mundo mais uma vez. Na Malásia eu estava decidida a provar a durian, que eles chamam de fruta dos deuses. Pena que por ali não achei a fruta cortada.

DSC03466DSC03467DSC03464

DSC03414 DSC03424 DSC03427 DSC03430

Após alfabetos indecifráveis na China e na Tailândia, pensamos que seria um alívio vermos placas com nosso conhecido alfabeto na Malásia, mas já adianto que o malaio também não é fácil de entender, só tem as letras iguais, hahahaha. Mas fique tranquilo, quase todos falam inglês por lá.

Encontramos uma entrada do Central Market bem cuidada e conservada. Logo ao entrarmos vimos que não era um mercadão cheio de gente enchendo o saco para você comprar, e sim um local muito agradável para você começar sua visita à KL.

DSC03434 DSC03440

Tudo é muito organizado e bonito neste mercado. Tem loja de tudo quanto é tipo, e até uma praça de alimentação. Um detalhe que achei lindo foram os diferentes tipos de pisos coloridos. Gostei de ver também a linda bandeira da Malásia espalhada por quase todas as lojas.

DSC03438 DSC03439 DSC03444

Lá dentro você também encontra um quiosque de informações turísticas, onde aproveitamos para pegar mais um mapa da cidade.

Com um novo mapa em mãos, não resistimos dar uma passadinha na Chinatown que estava ali bem próxima, mas logo tivemos certeza de que após visitarmos a China, nenhuma delas terá tanta graça. A de KL é uma zona, cheia de gente te enchendo o saco e falsificação pra todo lado.

DSC03447 DSC03448 DSC03450

A próxima atração que estávamos procurando era o templo hindu Sri Mahamariamman, o mais antigo de KL e que impressiona pela quantidade de detalhes em sua fachada. Após a overdose de templos na Tailândia, não nos deu vontade de passar pelo ritual de tirar sapato, cobrir as partes do corpo e tudo mais para entrar. Nos contentamos em fotografar do lado de fora mesmo.

DSC03452 DSC03457 DSC03458 DSC03459

Continuando nosso roteiro, fomos caminhando no calor fortíssimo que fazia em direção à Merdeka Square. Fomos devagar e observando o modo de vida dos malaios num domingo que não parecia domingo.

DSC03460 DSC03462

Assim que chegamos na praça, avistamos o centro de informação turística de KL bem em frente à plaquinha que todo turista para pra fotografar. Nada mal entrarmos no local para conhecermos um pouco da história de KL, com wifi grátis e ar condicionado delicioso!

DSC03470 DSC03472 DSC03473

A também conhecida como Praça da Independência, tem como ícone uma enorme bandeira de 95 m que dizem ser a mais alta do mundo. Aliás, a quantidade de bandeiras espalhadas pela cidade me chamou muito a atenção.

Por ali, você terá prédios históricos por todos os lados. Muito deles herança da época de colonização britânica, como o campo de críquete bem no centro da praça. Não sabemos se era alguma data comemorativa, mas estava tendo uma festa por ali nesse dia. Além disso, vários soldados e tanques de guerra estavam expostos e a população estava prestigiando o evento.

DSC03481 DSC03483 DSC03485 DSC03488 DSC03492DSC03493

E já que era dia de festa, haviam vários ambulantes vendendo de tudo por ali. Uma coisa que nos chamou a atenção foi o sanduíche de sorvete. Isso mesmo! Eles comem sorvete no meio do pão (no vídeo vocês verão imagens). Nós não fomos tão ousados e resolvemos comprar apenas um pacotinho de abacaxi para refrescar, mas para nossa surpresa o abacaxi era salgado… rsrsrs

No caminho para a estação do metrô, passamos na entrada daquela mesquita que vimos quando chegamos e aproveitamos para registrar as regras para a entrada no templo.

DSC03502 DSC03503 DSC03504

Logo entramos no metrô e seguimos para a atração mais famosa da Malásia….