Primeiro dia em Dubai

Optamos por começar nosso passeio pela Marina de Dubai, uma vez que parecia ser a estação do metrô mais próxima de nosso hotel. Ao começar a andar pela cidade, você percebe de que ela não foi projetada para pedestres, mas sim para os carros. As vias são largas e expressas, mas não é em todo lugar que tem calçada.

O calor estava intenso (como era de se esperar, hehe), mas assim que entramos no metrô o ar condicionado era delicioso. As estações e os trens são super modernos, mas pelo tamanho da cidade não cobre muitos locais. Para nós turistas, nos levou onde precisávamos, portanto achamos ok. Há algumas coisas interessantes no metrô de Dubai, como a Gold Class que é uma espécie de primeira classe do vagão onde se paga um pouco mais caro para ter mais conforto e direito à vista panorâmica. Existem também os vagões exclusivos para crianças e mulheres, e alguns que só têm restrição para esse público em horário de pico. Outro fato que você precisa saber, é que o “domingo” deles é na sexta-feira e o metrô só abre depois das orações, ao meio-dia.

DSC04405 DSC04628

Desembarcamos na estação da Marina e logo ficamos boquiabertos com os altíssimos arranha-céus da região. Nos impressionamos também com a quantidade de restaurantes internacionais na região. Tudo muito bonito e organizado, assim como imaginávamos Dubai.

DSC04417 DSC04418 DSC04419 DSC04421 DSC04425

Andando por ali, ficamos pensando no tanto de gente que participou da construção desta megacidade no meio do deserto e como seriam as condições de trabalho com as altíssimas temperaturas e o sol forte que faz por lá. Como obras estão por todo o lado, esse foi um pensamento constante.

DSC04423

Após andar um pouco pela região, ficamos bem perdidos para saber como faríamos para ir até o outro ponto turístico que queríamos: o Burj al Arab. Resolvemos pedir ajuda para um rapaz na rua e descobrimos que deveríamos pegar um ônibus para chegar até lá. Como tínhamos comprado o passe de um dia, caso errássemos não ficaríamos no prejuízo. Para nossa alegria, havia um mapa com a rota do ônibus e assim foi moleza 🙂

DSC04433

Nos ônibus também existem espaços reservados apenas para mulheres e crianças, mas no horário que pegamos estava vazio e conseguimos ir sentadinhos observando a paisagem.

DSC04434

Assim que avistamos um dos prédios mais famosos de Dubai, resolvemos descer do ônibus. Lá estava ele, o Burj al Arab, um dos hotéis mais chiques do mundo.

DSC04436

O que nós não percebemos é que ainda estávamos muito longe dele e que caminhar naquele sol e calor acima dos 40 graus não era tarefa fácil.

DSC04440 DSC04442

Para nossa sorte, bem onde paramos havia um ponto de ônibus com ar condicionado e lá entramos para refrescar um pouco.

DSC04438 DSC04443

Embarcamos no próximo ônibus que passou e descemos mais próximos do hotel e também da praia. Como disse no post de planejamento, queria muito molhar os pés nas águas ferventes (segundo Carol Guelber) do mar do Golfo Pérsico. Chegamos, vimos o mar azulzinho, as placas cheias de restrições e não sei o que aconteceu comigo que esqueci de tirar fotos (arghhhhhh!) Meu palpite é que o calorão tenha me deixado meio boba a ponto de esquecer desse “pequeno” detalhe. Pelo menos um vídeozinho molhando os pés eu tenho, ufa!

DSC04446 DSC04447 DSC04449

Da praia seguimos para a entrada do Burj al Arab, para conseguirmos um ângulo melhor para tirarmos fotos de um dos ícones arquitetônicos do mundo. A entrada do hotel é disputadíssima por turistas que tentam um bom clique, mas a missão não é fácil, rsrs. Ficamos uns bons minutos por ali até conseguirmos ângulos razoáveis e sem gente atrapalhando.

DSC04456 DSC04471 DSC04494 DSC04507

De lá, pegamos o ônibus de volta e seguimos para a estação do metrô que estava bem longinho dali.

DSC04435

Já era final de tarde e como queríamos ver o outro cartão-postal de Dubai à noite, resolvemos ir em direção ao Dubai Mall e lá conhecer o prédio mais alto do mundo: o Burj al Khalifa. Da estação do metrô até o shopping é uma longa caminhada. Acho que se leva mais de 20 minutos andando pelas passarelas até você encontrar a entrada do maior shopping do mundo. Aliás, Dubai é a terra dos superlativos e estando lá você nota isso em cada esquina.

DSC04509 DSC04510 DSC04511 DSC04513

Quando saímos do shopping, nos espantamos com a quantidade de gente ali parada para assistir à grande atração do local: o show de águas na fonte que fica em frente ao Dubai Mall.

DSC04538

Mesmo com a multidão, fomos em busca de nosso cantinho para registrarmos o momento, vermos o iluminado Burj al Khalifa e também para aguardar a próxima exibição das águas dançantes.

DSC04519DSC04527DSC04534

Assistimos o show de águas e gostamos muito, só achei um pouco rápido demais. De qualquer forma, é atração imperdível (e grátis) em Dubai. Logo em seguida, decidimos finalizar as atividades e voltar para o hotel.

Nosso primeiro dia em Dubai foi excelente e nos fez pensar em muitas coisas, mas principalmente na ideia fantástica dos sheiks de transformarem de uma hora pra outra a cidade em um super destino turístico. O que chama a atenção em Dubai são atrações feitas pelos homens, sem nenhuma ajuda da natureza. A ousadia e atitude de quem visualizou esta realidade pra cidade é digna de muita admiração. Ver toda aquela beleza arquitetônica no meio de um mar de areia nos faz ter certeza de que quem quer faz, e quem não quer arruma uma desculpa. Ficamos imaginando do que eles seriam capazes se tivessem todos os recursos naturais e paisagens que temos no Brasil….

Continue acompanhando no próximo post como foi o nosso segundo e último dia em Dubai 🙂

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Ásia, Dubai, Emirados Árabes Unidos

2 Respostas para “Primeiro dia em Dubai

  1. Roberta

    Bom dia!
    Estou planejando uma visita a Dubai na forma de stopover, mas um dos dias é uma sexta.
    Você acha que eu consigo aproveitar algo neste dia, já que é considerado sagrado?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s