Munique parte 3: o campo de concentração de Dachau

Em nosso terceiro dia em Munique, fomos até a estação central retirar o carro que tínhamos alugado. No dia anterior, tínhamos ido atrás de um chip pro meu celular para termos acesso à internet e assim não passar apuros dirigindo por lá. Entretanto, tivemos a sorte do carro ter GPS e dessa forma estávamos bem mais tranquilos em dirigir na Europa. Essa foi a primeira vez que estávamos motorizados por lá e claro que dá um medinho, mas nem pensamos muito nisso e logo queríamos aproveitar.

IMG_1806 IMG_1807

Não sou muito fã do tema “Guerras Mundiais”, contudo cada vez que visito a Alemanha fico fazendo mil perguntas para o Loedi sobre o assunto pois o envolvimento do país nesses episódios foi intenso e fico curiosa. Já o meu marido é fanático por essa parte da história e é claro que a visita ao campo de concentração de Dachau, que fica bem pertinho de Munique, seria obrigatório.

Com ajuda do GPS. chegamos facilmente ao local. Bem na entrada há o centro de visitação e logo à frente um mapa do recinto.

DSC05923 DSC05924

Ao ver o tamanho do campo, já sabia que o maridinho ia querer ler cada plaquinha e conhecer cada canto. Parceira que sou, é claro que o acompanhei.

DSC05925 DSC05926

Logo de cara, você sente o “climão” do local. Pensar em tudo que aconteceu ali faz você refletir muito, por menos de história que entenda.

DSC05927

Começamos a visita pelo museu, que é totalmente acessível para quem está com carrinho, e foi lá que ficamos a maior parte do tempo.

DSC05928

O Loedi fez questão de passar por todas as seções do prédio. Eu ia olhando as partes que mais me chamavam a atenção e ficava chocada com os fatos, pensando no que o ser humano é capaz de fazer… E o mais assustador é saber que Dachau era apenas um dos muitos campos de concentração espalhados pela Alemanha.

DSC05929 DSC05932 DSC05933DSC05935

O museu é bem completo e pra quem gosta do assunto é um prato cheio. O clima lá dentro é estranho. Todos em silêncio absoluto, num respeito imenso. Só a Camila que não entendia direito e vira e mexe quebrava a monotonia com seus gritinhos lindos 🙂 🙂

IMG_1811

No meio do passeio aproveitei para trocar a baixinha, assim que via a plaquinha pela qual mais procurei durante a viagem 🙂

IMG_1812 DSC05937

Após conhecer o museu, seguimos para as áreas externas que são muito mais impactantes. Passamos pelos dormitórios, vimos como eram os banheiros e a cozinha, mas a parte mais tensa viria na sequência…

DSC05941 DSC05943 DSC05947 DSC05948

Caminhando mais um pouquinho, chegamos ao crematório e às câmaras de gás, que sem dúvida é o local mais triste da visita.

DSC05952 DSC05953 DSC05954 DSC05955 DSC05956 DSC05957

Por lá encerramos nossa visita que valeu muito a pena. Mesmo eu não sendo fã de história, foi interessante conhecer o local. Para quem gosta, passeio imperdível estando em Munique.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Alemanha, Europa, Munique

Uma resposta para “Munique parte 3: o campo de concentração de Dachau

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s